Na ALRAM, o deputado Brício Araújo, PSD, interveio em resposta a um pedido de esclarecimento, abordando diretamente o discurso de Jaime Filipe Ramos, PSD, e analisando a vitória de António José Seguro nas presidenciais.
O social-democrata começou a sua intervenção, destacando a importância do funcionamento da democracia, afirmando que a eleição de António José Seguro comprovou, “inequivocamente”, que o sistema democrático “funcionou”.
“Muitos andavam angustiados com apoios, com jogos de poder, com manobras partidárias. Mas isso conta pouco quando o povo tem a palavra final”, destacou, reforçando que, ao fim e ao cabo, é a vontade do povo que deve prevalecer.
O deputado criticou o Partido Socialista, dizendo que este se comporta como se fosse “dono da democracia” e, nas suas palavras, “dono dos votos”. Apontou que o PS cometeu o mesmo erro que criticou em partidos como o Chega, ao tentar dividir a sociedade entre “democratas e não-democratas”.
“Nós somos apenas representantes do povo que nos elegeu”, observou, defendendo que a democracia deve ser baseada no respeito pela decisão popular, sem tentativas de manipulação ou divisão da sociedade.