MADEIRA Meteorologia

Associação Movimento Nacional TVDE pede regulamentação urgente para o setor

Data de publicação
12 Setembro 2024
14:02

A Associação Movimento Nacional — TVDE pediu urgência na regulamentação do Transporte Individual e Remunerado de Passageiros em Veículos Descaracterizados (TVDE). A solicitação foi feita ao Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, durante a audiência, que decorreu hoje e que juntou dirigentes associativos nacionais e regionais.

“Dentro de dois meses deve acontecer a revisão da lei que regula a atividade de TVDE (Lei 45/2018). O presidente da Associação Movimento Nacional — TVDE, entende que “a lei não se coaduna com a realidade do setor”. “Existe muita irregularidade, existe muita lacuna na lei que as plataformas promoveram e que alguns motoristas aproveitaram para ter mais alguma rentabilidade, sem olhar ao setor”, apontou Victor Soares, citado em comunicado de imprensa.

De acordo com a mesma nota, os operadores e motoristas da Madeira estão preocupados por entenderem que “parece que o sector TVDE, na Região, é uma coisa que não é bem-vinda por parte de outro sector paralelo”, disse o dirigente nacional, que não concorda com a limitação de viaturas na Região.

“Estamos de acordo que exista regulamentação em primeira instância. Não faz sentido estar a criar limitações aos TVDE, quando outros setores também querem fazer TVDE”, justificou Victor Soares, esclarecendo que a Associação Movimento Nacional — TVDE pede mais respeito pelo setor na Madeira.

Walter Pereira, dirigente regional da referida associação, explicou que estão em curso várias audiências com partidos com o objetivo de alertar para a importância da revisão da lei e dos aspetos a ter em conta na regulamentação.

“A retirada dos táxis da plataforma BOLT, que não se enquadra na lei”, é outro dos alertas deixados pelo delegado regional, “até porque a lei determina que a viatura não pode ter mais que sete anos, o que não acontece com os táxis”.

Na Madeira existem 152 empresas de TVDE licenciadas, “120 são viaturas descaracterizadas, 180 são táxis”, clarificou Walter Pereira, indicando que a associação defende a criação de um selo holográfico com o número de licença e a matrícula do veículo, de modo a evitar fraudes e quantificar os veículos que estão a operar no mercado.

Além disso, defende que os exames aos motoristas sejam feitos pelo Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) e não pelas escolas de condução.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas