MADEIRA Meteorologia

Associação de Jovens Empreendedores quer fomentar empresas e anuncia ‘podcast’ para breve

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
12 Março 2024
14:51

Os dirigentes da recém-criada Associação de Jovens Empreendedores do Atlântico (AJEA) estiveram hoje reunidos com o presidente da Assembleia Legislativa, a quem deram a conhecer os objetivos que os movem e revelaram que vão lançar, em breve, um ‘podcast’ para abordarem questões que interessam aos jovens empreendedores.

Segundo André Teixeira, presidente da AJAE, “é possível criar empresas, criar ideias de negócio e tornar algo real”. Com base nesta premissa, a associação pretende consciencializar os jovens para a importância do empreendedorismo na economia e na criação de emprego

A AJEA quer ser, assim, a “voz dos jovens empresários” e uma plataforma de apoio à “criação de planos de negócio e ao financiamento”.

Para breve, André Teixeira anunciou o lançamento de um ‘poadcast’, programa de áudio com periodicidade regular, semelhante a um programa de rádio, que contará, numa primeira abordagem, com a participação de “vários empresários regionais, jovens e menos jovens, para que possam partilhar a sua história, as suas experiências e, assim, inspirar os mais jovens a seguir um caminho de empreendedorismo”.

O objetivo é “criar um setor empresarial mais forte, na Madeira”, vincou.

A prioridade da AJEA, segundo o presidente da AJAE, é atender às questões económicas com que se deparam os investidores.

“Se a parte económica funcionar melhor, teremos mais habitação e habitação mais acessível, melhores salários, e conseguimos fixar os jovens à Região, em condições que lhes compense ficar cá”, concluiu.

Ricardo Gomes, vice-presidente da Assembleia Geral da AJEA, considera, também, que é preciso apostar mais na juventude, de forma a evitar a saída de talentos e de mão-de-obra qualificada de Portugal.

Nesse sentido, defendeu melhores condições em termos de “IRS e de salários”, para que “os jovens possam ficar cá para desenvolver as suas ideias, as suas empresas, e até ajudar as empresas existentes a crescerem no mercado”.

Para o pagamento de melhores salários, Ricardo Gomes é apologista de uma estratégia conjunta, entre empresas e Governo Regional, de modo a diagnosticar as necessidades empresariais e da juventude, e perceber as razões desta saída para o estrangeiro. A AJAE entende que os jovens licenciados não podem ficar apenas pelo salário mínimo.

“É preciso valorizar quem teve a sua formação e pagou as propinas, e por isso devia haver uma diferença salarial”, alertou Ricardo Gomes. Seria, também, “um incentivo para os jovens do ensino secundário” a dar continuidade aos estudos na prossecução de melhores vencimentos, rematou.

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira garantiu dar atenção às preocupações deixadas e contribuir, através da “magistratura de influência”, para que sejam criadas melhores condições, salariais e de trabalho, para a fixação de jovens à Região.

José Manuel Rodrigues desejou os maiores sucessos à AJAEA, abrindo, também, as portas do Parlamento à realização de eventos, através da disponibilização do Salão Nobre como espaço de conferências, que possam contribuir para o fortalecimento empresarial e económico da Madeira e do Porto Santo.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas