Um grupo de antigos alunos e alunas do padre e professor Manuel Ornelas está a convocar a comunidade para marcar presença, esta terça-feira, às 19h30, na missa em Santa Maria Maior, numa iniciativa de apoio ao docente, na sequência das denúncias tornadas públicas.
A mobilização surge depois de ter sido notícia no DN-Madeira que um professor da Escola da APEL foi acusado por alunas de comportamentos “menos adequados”, caso que a direção da instituição confirmou estar a averiguar, garantindo o respeito pela confidencialidade e pela presunção de inocência.
Uma nota enviada à comunicação social, em representação de antigos alunos, refere que a presença na celebração pretende “dar apoio contra o sucedido”, acrescentando que os subscritores não concordam “nem com o teor das notícias nem com o facto de saírem notícias a público sem contraditório, muito menos investigação e apuramento dos factos”.
Os antigos estudantes defendem que deve ser assegurado o direito ao contraditório e à presunção de inocência, considerando prematura a exposição pública de acusações ainda em fase de averiguação.
A missa decorrerá na igreja de Santa Maria Maior, onde Manuel Ornelas é pároco.
Recorde-se que, segundo a mesma publicação, a Escola da APEL indicou que já desencadeou procedimentos internos para apurar a situação, incluindo a recolha de informação junto das partes envolvidas.