A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) e o Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais (SNBP) promoveram, ontem, um plenário com os Bombeiros Sapadores de Santa Cruz.
Neste plenário, foram abordados vários temas relativos à corporação de Santa Cruz, nomeadamente, a suspensão do Curso de Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS), devido a uma greve no setor, e que estava a ser frequentado por elementos do corpo em Lisboa. Sobre este tema, “o SNBP esclareceu que o Comandante da Escola do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSBL) tinha sido alertado há vários meses para a possibilidade da greve, sendo que o Sindicato apenas cumpriu com o que foi acordado em sede da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público, relativamente aos serviços mínimos”.
Com esta dificuldade em retomar a formação em Lisboa, o Comandante da corporação de Santa Cruz “informou que foi possível assegurar a realização da formação na Região Autónoma da Madeira, garantindo assim a salvaguarda dos interesses dos seus operacionais”.
Um outro assunto abordado no plenário, que teve a presença ainda de Élia Ascensão — que garantiu num futuro próximo uma reunião com o executivo camarário —, foi relativo à progressão salarial, nomeadamente sobre o problema de vários “bombeiros sapadores que concluíram a fase de recruta e que se encontravam no índice salarial incorreto”. O SNBP solicitou, por isso, “a correção da situação, garantindo a retroatividade da passagem a Bombeiro Sapador”.