A presidente da Associação de Estudantes do ISAL, ouvida, esta tarde, em Comissão Parlamentar de Inquérito, disse que os alunos só souberam da situação da instituição através da comunicação social.
Segundo Carla Pestana, foi depois das notícias saírem que a direção do ISAL chamou os estudantes para explicar o que se estava a passar.
A aluna sublinhou perante os deputados a importância da escola para os alunos que a frequentam, referindo, em diversos momentos, o facto de ser uma instituição com ensino pós-laboral, muito procurada por pessoas já no ativo, que querem melhorar as suas competências.
Carla Pestana recusou-se a tecer juízos de valor e manifestou a expectativa de haver da parte dos deputados alguma influência relativamente ao futuro do ISAL, no sentido de recuperar a acreditação.Esta foi a primeira audição da comissão, proposta pelo PSD, e em que foi ouvida também uma encarregada de educação.
A jovem foi questionada por deputados de todos os partidos representados na ALRAM, PSD, JPP, PS, Chega, CDS e IL.
A diretora-geral do ISAL, Marta Quaresma, é ouvida no dia 4 de março, a vice-diretora-geral do ISAL, e deputada do PS, Sancha Campanella, vai ser ouvida a 11 de março e o presidente do Conselho Científico, Élvio Camacho.