MADEIRA Meteorologia

Alterações à lei eleitoral da Madeira já estão publicadas

Alberto Pita

Jornalista

Data de publicação
27 Janeiro 2025
19:49

Foi esta tarde publicada a lei orgânica que “procede à segunda alteração da Lei Eleitoral para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, aprovada pela Lei Orgânica n.º 1/2006, de 13 de fevereiro”.

A nova lei, publicada hoje em Diário da República, já inclui o voto antecipado em mobilidade, a paridade nas listas eleitorais e matrizes de braille.

Com efeito, no artigo 15.º-A, é referido que “as listas de candidaturas apresentadas para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira são compostas de modo a assegurar a paridade entre homens e mulheres”.

”Entende-se por paridade, para efeitos do disposto no presente artigo, a representação mínima de 40% de cada um dos sexos, arredondada, sempre que necessário, para a unidade mais próxima”, acrescenta.

A lei determina ainda que “não podem ser colocados mais de dois candidatos do mesmo sexo, consecutivamente, na ordenação da lista”.

Se os pressupostos não forem cumpridos, é determinada a “rejeição de toda a lista”.

Já no artigo 88.º é dito que “os eleitores portadores de deficiência visual podem, se assim o entenderem, requerer à mesa a disponibilização de matriz em braille que lhes permita, sozinhos, praticar” o exercício do voto.

”São elaboradas matrizes em braille dos boletins de voto, em tudo idênticas a estes e com os espaços correspondentes aos quadrados das listas concorrentes”, refere a lei eleitoral.

A impressão dos boletins de voto e a elaboração das matrizes em braille constitui encargo do Estado, através do representante da República na Região Autónoma da Madeira, competindo a execução dos primeiros à Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S. A.

Por outro lado, no artigo 92.º, passa a constar que “os eleitores inscritos para o voto antecipado em mobilidade, que não o tenham exercido, podem fazê-lo no dia da eleição nas assembleias de voto onde se encontrem recenseados”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas