MADEIRA Meteorologia

Albuquerque visita sistema de Aproveitamento Hidroelétrico Dr. Rui Rebelo

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
01 Agosto 2023
17:13

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita esta quarta-feira, pelas 11h00, no Paul da Serra, o sistema de Aproveitamento Hidroelétrico Dr. Rui Rebelo.

Trata-se de uma infraestrutura de armazenamento e produção de energia elétrica, através da ampliação e transformação do aproveitamento hidroelétrico da Calheta num sistema reversível, que inclui a produção de energia elétrica, a captação, armazenamento e bombagem de água.

De acordo com um comunicado da Quinta Vigia, "sendo um aproveitamento de fins múltiplos, o empreendimento está na fase de entrada em exploração de todas as suas valências: de produção de energia elétrica, apoio ao regadio, reserva estratégica de água em altitude com um volume de 1.000.000 m3, reserva de emergência para o sistema elétrico, regulação de frequência e tensão da rede, ponto de abastecimento para helicópteros de combate a incêndios e acomodação de mais produção de energia eólica, utilizando-a para o sistema de bombagem que, após a turbinagem à cota 600, volta a elevar a água para a Albufeira do Pico da Urze à cota 1300".

Este projeto, adianta a mesma fonte, "permite o aumento da capacidade de produção de eletricidade de origem hídrica (15 GWh/ano) e, simultaneamente, a infraestrutura de armazenamento de energia na rede elétrica fomenta o crescimento de outros aproveitamentos de energias renováveis intermitentes, designadamente de origem hídrica, eólica, entre outras, quer em termos de potência a instalar (cerca de 30 MW), quer em energia adicional de origem renovável de outras fontes a receber pela rede elétrica, num acréscimo global de energia produzida através de recursos renováveis de 75 GWh/ano)".

"Sendo a rede da Ilha da Madeira uma rede isolada de pequena dimensão - onde a introdução de energias intermitentes é sempre difícil -, este sistema reversível é fundamental no que concerne ao objetivo de aumentar a produção de energia através de recursos renováveis", sublinha o Gabinete da Presidência.

A entrada em funcionamento do Aproveitamento Hidroelétrico Dr. Rui Rebelo permite igualmente reduzir as emissões de gases com efeito estufa estimada em 51,8 mil toneladas de emissões de CO2 e reduzir a dependência energética do exterior, bem como correspondente vulnerabilidade da economia regional à variação dos preços dos combustíveis nos mercados internacionais.

A construção da Barragem do Pico da Urze possibilita, ainda, um armazenamento de água estratégico, que permite reforçar a resiliência à sazonalidade dos recursos hídricos e promover a adaptação às alterações climáticas.

As suas intervenções principais consistiram, na construção da Barragem do Pico da Urze (1.021.000 m3); do Reservatório de Restituição da Calheta (70.540 m3); da Central Hidroelétrica da Calheta III (2x15 MW); da Estação Elevatória da Calheta (3x5,9 MW); da conduta elevatória/forçada (3,5 km); da Estação Elevatória do Paul (2x90 kW); remodelação e ampliação da Subestação do Lombo do Doutor 60/30kV; ampliação da capacidade de transporte da Levada do Paul II (cerca de 10,6 km); ampliação da capacidade de transporte da Levada Velha do Paul (cerca de 1,6 km) e remodelação da Levada do Lombo do Salão (cerca de 1,8 km).

Estas intervenções são indispensáveis à concretização do projeto e constituem, no conjunto, um sistema interligado com um aproveitamento energético otimizado dos recursos energéticos renováveis, sendo, nessa qualidade, uma ação indivisível de natureza técnica precisa com objetivos claramente identificados.

O custo total do projeto é de cerca 70 M€, incluindo: estudos e projetos; terrenos e publicidade; fiscalização; empreitada de conceção/construção de Central Hidroelétrica da Calheta III, Estação Elevatória do Paul e Conduta Forçada Elevatória; empreitada de construção da Barragem de Acumulação do Pico da Urze e do Reservatório de Restituição da Calheta, de ampliação das Levadas Velha do Paul e do Paul II; remodelação da Levada do Lombo do Salão e Empreitada de Remodelação da Subestação do Lombo do Doutor 60/30 kV e Ligações à Rede Elétrica.

Iolanda Chaves

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas