MADEIRA Meteorologia

Alberto João Jardim e figuras do PSD unem-se em associação de apoio a Gouveia e Melo

Data de publicação
21 Março 2025
10:52

Uma associação cívica foi hoje oficialmente lançada com o intuito de dar “o conforto necessário” ao almirante Henrique Gouveia e Melo para avançar com uma candidatura às presidenciais e que conta com o apoio de várias personalidades do PSD.

Designada “Honrar Portugal”, numa referência ao artigo de opinião escrito por Gouveia e Melo no jornal Expresso em fevereiro, que tinha como título “Honrar a Democracia”, a associação está ligado ao “Movimento Gouveia e Melo Presidente”, que o almirante tinha pedido, na semana passada, para ser registado como marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Entre os apoiantes desta associação, estão o ex-presidente do Governo Regional da Madeira Alberto João Jardim, o ex-ministro da Administração Interna Ângelo Correia, o ex-líder parlamentar social-democrata Adão Silva, os presidentes das câmaras de Cascais, Carlos Carreiras, e de Oeiras, Isaltino Morais, ou o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros António Martins da Cruz.

É ainda apoiada pelo antigo líder do CDS Francisco Rodrigues dos Santos, o ex-chefe do Estado-Maior da Armada Melo Gomes, o ex-presidente da Câmara de Cascais António Capucho, o conselheiro nacional do PSD André Pardal ou o ex-Diretor-Geral da Saúde Francisco George.

Em declarações à agência Lusa, Catarina Santos Cunha, vereadora na Câmara Municipal do Porto e uma das fundadoras da associação, indicou que a iniciativa surgiu “de uma forma espontânea e pela vontade de cidadãos independentes e de diferentes quadrantes que acreditam que o almirante Gouveia e Melo é a pessoa certa para liderar o país”.

“Estamos a falar de alguém com coragem, com sentido de missão e capacidade de unir os portugueses em torno de valores fundamentais como a liberdade, a solidariedade e a responsabilidade”, afirmou Catarina Santos Cunha, que frisou que se vivem momentos desafiantes a nível internacional.

“Achamos que [o almirante] tem, através do que já liderou e mostrou, a capacidade, o rigor, o equilíbrio e o espírito de serviço que é necessário nestes momentos tão desafiantes que estamos a viver, quer nacionais, quer internacionais”, referiu.

Num comunicado divulgado pela associação, Gouveia e Melo diz-se “muito honrado com este movimento da sociedade civil”, por considerar que “a cidadania ativa é essencial numa sociedade democrática”.

“A todos os que integram o movimento, mas também às muitas portuguesas e portugueses que diariamente se dirigem a mim com manifestações de simpatia e carinho, deixo o meu profundo e sincero agradecimento,” lê-se.

Para marcar formalmente o seu lançamento, a associação divulgou hoje o seu ‘site’ oficial na Internet e, no sábado, para assinalar o Dia Mundial da Água, vai organizar a sua primeira iniciativa, num evento de ‘rafting’ em Arouca que contará com a presença de Henrique Gouveia e Melo.

A ideia da associação, segundo disse à Lusa Catarina Santos Cunha, é ir organizando eventos, designadamente debates, para levar “o almirante a conhecer as pessoas que estão do lado dele” e incentivá-lo a entrar na corrida ao Palácio de Belém.

“Para além de querermos criar um espaço de debate, de mobilização e apoio à sua candidatura, queremos levá-lo a ter o conforto necessário para avançar, de facto, com uma candidatura à Presidência da República”, disse.

Catarina Santos e Cunha rejeitou que o facto de Gouveia e Melo apoiar esta associação possa ser encarado como uma garantia de que venha efetivamente a candidatar-se às presidenciais.

“Responde-nos exatamente como responde publicamente, que está na sua ponderação e tomará a decisão quando entender que é a altura certa”, disse.

Entre os fundadores, estão personalidades como a constitucionalista Teresa Violante, o presidente da Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing, Carlos Sá, o diretor do museu Madame Tussaud de Nova Iorque, Tiago Mogadouro, ou o antigo comandante-geral da Polícia Marítima, João Dores Aresta.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas