MADEIRA Meteorologia

ADN pede melhor escrutínio na escolha dos candidatos a deputados

Data de publicação
26 Janeiro 2025
10:53

O ADN – Madeira, em comunicado, defende que os critérios de seleção para os candidatos a deputados, em especial o cabeça de lista, que concorra a qualquer tipo de eleições, “deveria ser melhor escrutinado pelos partidos políticos, assim como a obrigatoriedade nos processos de candidatura perante os tribunais, de uma declaração médica que comprove da saúde mental do candidato e exigido um registo criminal limpo, pois só desta forma poderemos evitar alguns incidentes que têm marcado a vida política em Portugal continental e respetivas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira”.

O ADN considera “importante credibilizar a política perante o comum cidadão e isso não é possível quando temos casos de candidatos eleitos pelo povo, que apesar de tudo parecer normal e credível neles em termos de comportamentos e suas situações económico-sociais, alguns até são considerados ‘altos quadros’ na sociedade, mas mais tarde vêm-se a verificar que afinal sempre possuíram elevadas dívidas, inclusive ao próprio Estado, com penhoras e execuções fiscais, actos de fraude, violência doméstica, etc ... e outros que até já tinham tendências pedófilas antes de serem eleitos ou até mesmo sofriam de cleptomania como se assistiu recentemente”.

O partido acredita, ainda, que “o combate à corrupção, compadrio e tráfico de influências, nunca poderá ser executado pelas mesmas pessoas que sempre prevaricaram ao longo da sua vida privada e acabam sendo eleitas para posições de governação política, daí que seja importante maior transparência e rigor sobre quem são os candidatos que vão a votos, pois já é suficientemente mau existirem deputados que mal sabem ler, usar um computador ou até mesmo fazer simples cálculos matemáticos, pior ainda é serem pessoas que têm cadastro criminal ou outras tendências duvidosas, pois corremos o sério risco de virem a ser eleitos para nos governar e assim conseguirem beneficiar da injusta e vergonhosa imunidade parlamentar que os protege de responderem perante a justiça até que os seus processos judiciais e dívidas prescrevam”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas