MADEIRA Meteorologia

ADN alerta que apagão expõe fragilidade do sistema energético nacional

Data de publicação
01 Maio 2025
12:18

João Abreu, cabeça de lista do Alternativa Democrática Nacional (ADN) pela Madeira, reage com crítica ao recente apagão, considerando-o um sinal claro da vulnerabilidade de Portugal perante a sua dependência digital e energética.

”O apagão desta semana foi apenas a ponta do iceberg”, afirma João Abreu, sublinhando que o ADN tem vindo a alertar, há já quatro anos, para os riscos de uma sociedade totalmente dependente das redes digitais e de sistemas de controlo externos.

Segundo o dirigente do ADN, enquanto países como a Holanda, Finlândia e Suíça asseguram a sua produção elétrica com redes autónomas e independentes, Portugal continua refém de sistemas europeus e de interesses estrangeiros. Abreu recorda que o país dispõe de recursos naturais como o sol, o vento e a água, mas acusa sucessivos governos de terem entregue ativos estratégicos — como as barragens — a grupos controlados por potências estrangeiras, nomeadamente a China.

João Abreu destaca também as consequências do apagão para os meios de pagamento digitais. “Cartões, MBWay, QR Codes... tudo bloqueado. Quem não tem dinheiro físico fica sem acesso a bens essenciais, como comida ou combustível”, alerta, reforçando a importância de preservar o dinheiro em espécie.

O partido considera o dinheiro físico uma garantia de liberdade individual, num momento em que outros partidos, acusa, entregam Portugal ao “globalismo” e à “digitalização forçada”.

”Portugal tem de voltar a ser dono da sua energia, da sua moeda, da sua liberdade”, conclui João Abreu, numa mensagem que marca a posição firme do ADN face ao futuro energético e económico do país.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas