MADEIRA Meteorologia

“A Madeira foi a Região do País com maior redução da taxa de risco de pobreza”, enfatiza Paula Margarido

Data de publicação
08 Maio 2025
9:14

O Parlamento Regional da Madeira entra hoje no último dia de discussão do Programa de Governo para o período 2025-2029, com a votação final do documento agendada para esta tarde, conforme estabelece o regimento da Assembleia Legislativa.

A secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, apresentou o Programa de Governo para as áreas que tutela, referindo como desígnio “uma política que coloca no centro a dignidade e o desenvolvimento humano de cada madeirense e porto-santense, a sua valorização e a das suas necessidades”.

Paula Margarido fez questão de referir a todo o hemiciclo que “a Madeira foi a Região do País com maior redução da taxa de risco de pobreza (os tais 5,7 pontos percentuais) a que se seguiu a Região do Algarve (menos 3,3 pontos percentuais) e a Região do Oeste e Vale do Tejo (com menos 2 pontos percentuais)”.

“Entre 2017 e 2023, a taxa de risco de pobreza na Região reduziu-se em 8,4 pontos percentuais quando no País recuou apenas 0,7 pontos percentuais. Depois de dois dias de debate, a sessão de ontem foi marcada por um enfoque particular nos pilares económicos delineados pelo Executivo. O secretário regional da Economia apresentou metas ambiciosas para os próximos quatro anos, defendendo uma trajetória de crescimento sustentado e de valorização dos rendimentos dos madeirenses. Entre os principais objetivos, o Governo destaca o reforço do investimento público, o relançamento da concertação social e a defesa ativa dos interesses das regiões ultraperiféricas no próximo quadro comunitário da União Europeia”, elaborou a governante.

A conclusão da discussão do Programa de Governo, esta quinta-feira, encerra uma das etapas centrais do início da nova legislatura, sendo a votação do Programa determinante para a estabilidade política e a concretização das propostas anunciadas pelo Executivo.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas