A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros (RMOE), promoveu no passado dia 22 de outubro de 2025 uma mesa-redonda sobre “A Cibersegurança na Era Digital: Ameaças e Oportunidades”, e obtiveram diversas conclusões sobre os diversos temas abordados.
Um dos aspetos relevantes considerados, foi em perceber a importância da cibersegurança, num mundo em que “o ser humano é a principal vulnerabilidade de qualquer sistema informático” e desta forma foi considerado que “cibersegurança deverá ser do conhecimento de todos e aplicada por todos (técnicos e não técnicos)”. Outro ponto abordado foi a cibersgurança no contexto universitário, nomeadamente utilizando a realidade vivida na Universidade Madeira, e chegou-se à conclusão de que seria importante que este tema, “ser lecionado em todos os cursos universitários, independentemente de serem técnicos ou não”, tendo sido mesmo sugerido à inclusão de leccionamentos neste tema, já no ensino secundário. Foi ainda constatado que existe uma “falta de profissionais nesta área, e as empresas, independentemente da sua dimensão, não estão totalmente sensibilizadas para o problema da cibersegurança”.
A mesa-redonda, que teve a moderação do Eng. Fernando Martins, teve diversas personalidade relevantes da temática da cibersegurança, como Martin Freitas, Encarregado-Geral de Cibersegurança da Administração Pública Regional da Madeira, Eduardo Marques, Professor Auxiliar na Universidade da Madeira e coordenador da formação C-Academy do Centro Nacional de Cibersegurança na região, e Filipe Freitas, Diretor Comercial da MEO Madeira e docente convidado na Universidade da Madeira.