A Câmara Municipal da Ponta do Sol requalificou com verbas próprias os quatro cemitérios do concelho, num investimento de mais de 520 mil euros.
Segundo a autarquia, trata-se do "maior investimento na área da Gestão dos Cemitérios realizado num único mandato".
As intervenções tiveram por objetivo a requalificação e beneficiação dos pavimentos, a criação de escoamento de águas pluviais, a melhoria nas acessibilidades e a requalificação geral das quatro infraestruturas, com melhorias ao nível dos projetos de serralharia, da distribuição de árvores, da criação e rearranjo de espaços ajardinados, de novas pinturas e da criação de pontos de água potável, entre outros.
Todos os cemitérios do Município passaram também a dispor de casas de banho públicas, que estarão abertas apenas durante os funerais.
A conclusão dos cemitérios de Santo Amaro e da Madalena do Mar ocorreu durante 2020, os cemitérios de São Caetano e dos Canhas só agora ficaram concluídos.
No Cemitério de São Caetano, além da requalificação das estruturas existentes, foram também introduzidas novas valências, nomeadamente a criação de zona de ossários e de columbários, bem como uma área com gavetões.
O Cemitério dos Canhas também foi beneficiado com a criação de uma zona de ossários e columbários.
Para assinalar a entrada em funcionamento em pleno das infraestruturas de São Caetano e dos Canhas, foi realizada uma pequena cerimónia religiosa em ambos os cemitérios. O evento foi conduzido pelos párocos responsáveis pelas paróquias por eles servidas e contou com a presença de populares e da presidente da Câmara, Célia Pessegueiro.
Durante o evento, foi feita uma pequena visita pelos dois cemitérios, onde os párocos benzeram estes espaços renovados.