A partir de amanhã, dia 21 de dezembro, vai dar-se início à 8.ª volta do Rastreio do Cancro Mama na Freguesia da Sé, prevendo-se que venha a terminar na primeira quinzena de janeiro de 2022, sendo as mamografias realizadas no Centro de Rastreio do Cancro da Mama, instalado no 1.º andar do Centro Dr. Agostinho Cardoso.
Segundo uma nota do Gabinete de Comunicação do SESARAM, estima-se convocar cerca de 747 utentes, franja correspondente à população alvo do programa, residente no concelho dentro da faixa etária entre os 45 e os 69 anos.
Prosseguem também os rastreios no concelho da Calheta na Unidade Móvel junto ao Centro de Saúde dos Prazeres e na freguesia do Monte na Unidade Móvel junto ao Hospital Dr. João de Almada.
O SESARAM explica que estas mulheres serão convocadas por ordem alfabética, através de um postal convite / convocatória, com indicação do dia, hora e local onde irão realizar a sua mamografia de rastreio.
O Rastreio do Cancro da Mama da RAM é um rastreio de base populacional, dirigido a mulheres assintomáticas, sem fatores de risco relevantes e na faixa etária entre os 45 e os 69 anos, refere a mesma nota. "A Mamografia de Rastreio destina-se a mulheres assintomáticas, sem fatores de risco familiar relevante e a Mamografia de Diagnóstico destina-se a mulheres sintomáticas, onde a mamografia será complementada por inspeção, palpação e muitas vezes também por ecografia mamária. As mulheres com risco familiar devem ter vigilância personalizada."
No contexto atual de vacinação covid-19, e, pela possibilidade de adenopatias reativas que colocam problemas de diagnóstico diferencial com adenopatias malignas, na ausência de sinais de suspeição de malignidade mamária, o serviço de saúde da Região sensibiliza para o adiamento da mamografia de rastreio em cerca de 6 semanas (após a segunda dose da vacina da Pfizer e da primeira dose da vacina AstraZeneca). As utentes serão novamente convidadas a participar, solicitando que entrem em contacto com o SESARAM para qualquer esclarecimento.
Catarina Gouveia