MADEIRA Meteorologia

47 ME de atualizações salariais e de carreiras suspensos e à espera do Orçamento

Data de publicação
12 Junho 2024
11:55

Miguel Albuquerque recebeu na manhã desta quarta-feira, na Quinta Vigia, representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública da Região Autónoma da Madeira (STFP-RAM), que levaram ao presidente do Governo Regional apresentar um caderno de reivindicações.

No final, Albuquerque confirmou que “o sindicato trouxe uma proposta que nós vamos avaliar”, e passou, ele próprio, a dar o seu parecer sobre matérias que estiveram em vima da mesa.

“Em primeiro lugar informamos da necessidade de ponderar as carreiras. Neste momento não temos orçamento, pelo que está pendente a requalificação e sobretudo as carreiras. São 47 milhões de euros que estão suspensos, no sentido de ter efeitos retroativos a janeiro deste ano. Há atualização remuneratórias, por exemplo dos bombeiros, há também a questão das ajudantes domiciliárias, dos técnicos de saúde, dos enfermeiros... tudo isso tem de ser resolvido, no sentido de garantir que as pessoas têm as suas progressões de carreira e têm as remunerações ajustadas a essas progressões”, conforme explanou, detalhadamente.

Em segundo lugar, “há aqui outra questão, que acho que é muito importante, que é a circunstância de discutirmos o subsídio de insularidade. Ou seja, para a administração autónoma, nós vamos retomar o subsídio de insularidade que, do nosso ponto de vista, será algo que vem beneficiar todos os funcionários públicos da Região. Como sabem, foi suspenso aquando da troika e neste momento temos todas as condições para o retomar”.

Por fim disse que “outra questão é a suspensão de quotas na avaliação do SIADAP, que é algo onde vamos apresentar um diploma autónomo, caso o Orçamento seja aprovado, no sentido de garantir a extinção dessas quotas que, entendemos, não fazem nenhum sentido”

Albuquerque ressalvou, contudo, que “estas medidas são poderá ser aprovadas e irem para a frente, como todas as outras, se o Programa de Governo e o Orçamento aprovado

“Cada um assume as suas responsabilidades”, disse Albuquerque no final, quando confrontando com as movimentações de ontem, com PS e Chega a falarem em voto contra e JPP a deixar explícito que muito dificilmente mudará de opinião”.

Recorde-se que no froco da Direção do STFP-RAM estão intenções como a extinção de quotas no âmbito Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho da Administração Pública, a criação de um acelerador de carreiras, a atribuição do subsídio de insularidade 12 vezes ao ano e, também, a extensão da contratação coletiva a todas as empresas públicas que integram o setor público empresarial da Região.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas