MADEIRA Meteorologia

27 alunos da Madeira premiados em Concurso Internacional de Expressão Plástica

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
22 Março 2022
15:36

Vinte e sete alunos de estabelecimentos de ensino da Madeira foram, esta semana, premiados no Concurso Internacional de Expressão Plástica da Bulgária.

A Direção Regional de Educação, através da Direção de Serviços de Educação Artística, procedeu à divulgação, recolha e envio dos trabalhos dos alunos das escolas da Região, sendo que as obras vendedoras serão parte integrante da exposição coletiva, patente na Rusi Karabiberov Art Gallery, no próximo dia 1 de junho de 2022.

A participação no concurso implicava a realização de um trabalho, pelos alunos, num suporte de tamanho A3, com a possibilidade de os alunos explorarem diversas técnicas e materiais, ficando ao seu critério a escolha da temática a retratar.

Conforme esclarece uma nota enviada à redação, na Bulgária, a Associação Nova Zagora, em parceria com o Duga Art Studio, promove anualmente uma exposição de arte juvenil que integra os trabalhos vencedores do concurso.

De salientar que, ao todo, foram submetidos a concurso um total de 616 trabalhos, provenientes de 55 estabelecimentos de ensino, conferindo à participação deste ano um número recorde de participantes. Portugal foi o 3.º país com mais vencedores.

Da Madeira, venceram os trabalhos de alunos da EB1/PE/C da Ribeira Brava, EBS Dr. Maurílio da Silva Dantas, EB1/PE da Marinheira, Escola Maria Eugénia Canavial, Jardim Escola João de Deus, Colégio Infante D. Henrique, EB1/PE de São Roque, EB1/PE da Achada, EB1/PE Boliqueime, EB1/PE do Caniço, EB1/PE/C Eng. Luís Santos Costa, Externato Sant’Ana, EB1/PE/C de Maroços e Santo António da Serra, EB1/PE/C de São Jorge e da EB1/PE/C do Porto Santo.

"Esta participação é uma forma de reconhecimento da criatividade e, simultaneamente, de evidenciar a qualidade do trabalho desenvolvido pelos professores de expressão plástica, educação visual e tecnológica ou artes visuais. Representa também uma forma para proporcionar aos alunos das escolas da Região a participação num concurso internacional e de poderem ter o seu trabalho patente numa exposição coletiva além-fronteiras", pode ler-se na mesma nota.

Na origem desta iniciativa está a pretensão de incentivar os alunos a serem "artistas", a realizarem obras originais e criativas e a explorarem materiais e técnicas diversificadas de expressão plástica. Neste contexto, o concurso foi divulgado nas escolas e junto de todos os professores de artes que se encontram a lecionar na Região Autónoma da Madeira.

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas