117 funcionários da autarquia de Câmara de Lobos receberam, esta manhã no Museu de Imprensa da Madeira, certificados de formação em áreas distintas.
A formação que teve como objetivo aprimorar as suas habilidades para desempenhar suas funções com maior conhecimento, rigor, profissionalismo e segurança.
A iniciativa surgiu a partir da identificação das necessidades de formação apresentadas pelas lideranças de cada divisão da Autarquia. Para viabilizar essa capacitação, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos recorreu ao financiamento do Fundo Social Europeu, no âmbito do PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DA MADEIRA 2014-2020, na área da Formação Profissional para a Administração Pública.
Estas formações tiveram por objetivo elevar o desenvolvimento profissional de cada participante, promovendo a execução de suas funções com mais conhecimento, rigor, profissionalismo e segurança, aprimorando suas competências nas áreas específicas de atuação.
O cronograma da formação teve início em 16 de outubro de 2023 e encerrou em 30 de novembro de 2023. Ao longo desse período, 117 colaboradores foram distribuídos em nove cursos, cada um com duração de 25 horas. Cada formação contou com a participação de 20 colaboradores, e todas foram concluídas com notável sucesso, conforme dá conta a Autarquia, em comunicado.
Para o município, esse êxito representa “um feito significativo”, considerando o desafio de organizar as formações em um curto período, determinar os locais de realização e gerenciar equipes de trabalho, sem negligenciar a necessidade de garantir os serviços à população.
As nove formações abordaram temas variados, como poda de árvores e arbustos, segurança e manuseio de equipamentos, controle de pragas urbanas, Excel, utilização de equipamentos de proteção individual, segurança em trabalhos em altura e linhas de vida, desenvolvimento sustentável com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e sensibilização ambiental para a proteção de espaços verdes urbanos.
O leque de formações foi direcionado principalmente para os assistentes operacionais, abordando tarefas específicas, mas a Autarquia também incluiu formações de Excel, Desenvolvimento Sustentável-ODS e Sensibilização Ambiental para proteção de espaços verdes urbanos, direcionadas aos assistentes técnicos e técnicos superiores, assegurando assim a participação de todas as carreiras nos benefícios dessas capacitações.