MADEIRA Meteorologia

104 escolas e 21.318 alunos da Região treinam simulacro de sismo

Data de publicação
05 Novembro 2025
17:40

Esta quarta-feira, às 11h05, realizou-se nas escolas da Região um exercício de simulacro de sismo, intitulado “A Terra treme”. Esta iniciativa, promovida à escala nacional pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples, que podem salvar vidas, e que os cidadãos devem adotar nessa particular situação de risco.

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE) e o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC), pelo seu projeto de parceria intitulado “Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos” (ESPR), dinamizam esta iniciativa a nível regional. No âmbito desta temática, a Associação Insular de Geografia realizou, também em parceria com a SRE, um vídeo pedagógico das medidas de autoproteção que se devem adotar nesta situação de risco.

Participaram nesta iniciativa 104 escolas da Região, públicas e privadas, num total de 21.318 alunos de vários níveis de ensino. Foram treinados os comportamentos com os alunos e adultos para uma possível situação de sismo, nomeadamente os três gestos necessários no caso de se encontrarem dentro de um edifício: baixar, proteger e aguardar. O exercício teve a duração de um minuto. Na preparação deste exercício os alunos foram ainda relembrados que numa situação de sismo, caso estejam no exterior, não deverão entrar em edifícios, mas sim procurar um local amplo, seguro, sem risco de queda de estruturas.

Em particular, no Infantário Estrelinhas do VIP, no Caniço, foi simulado ainda um incêndio decorrente do sismo e, portanto, treinados também os procedimentos da equipa de segurança nessa situação, cumprindo com a necessária evacuação de todos os elementos da comunidade escolar para o ponto de encontro. Este exercício contou com a presença dos observadores da SRE, SRPC e ainda os agentes de Proteção Civil do concelho de Santa Cruz.

O risco sísmico é um dos riscos naturais tratados pelo projeto ESPR, sendo ainda abordadas as questões das aluviões, galgamentos costeiros e movimentos de vertente (derrocadas, deslizamentos, queda de pedras, etc.), entre outros temas. Estes temas são tratados pelo docente com o cargo de delegado de segurança da escola, numa perspetiva de sensibilizar para a identificação do risco, assim como para as medidas de autoproteção a realizar nessas diferentes situações.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia a subida do preço das casas no Funchal, que chegou aos 3.907 euros/m²?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas