MADEIRA Meteorologia

Instituto do Mundo Lusófono presta homenagem ao escultor Francisco Simões

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
04 Junho 2023
12:37

O Instituto do Mundo Lusófono vai homenagear, no próximo dia 23 de junho, no Parlamento madeirense, o escultor Francisco Simões, uma das grandes referências do mundo das artes, com trabalho reconhecido a nível nacional e internacional.

Conforme esclarece Márcia Sousa, curadora do projeto, a exposição "Liaisons" (ligações) "é um diálogo entre o artista, Francisco Simões, e a sua coleção", dado que vai ser possível admirar obras de Vieira da Silva, Arpâd Szenes, Rafael Canogar, Pablo Picasso, Moita Macedo, Júlio Resende, lado a lado com as pinturas e as esculturas de Francisco Simões.

"O projeto reúne nomes incontornáveis da cultura, nacional e estrangeira. É uma forma de voltar a trazer a público a obra de Francisco Simões, na Madeira, juntando um conjunto maior do escultor na Assembleia Legislativa", disse a responsável.

A arte em forma de cerâmica, escultura e pintura fica mais próxima dos madeirenses e porto-santenses, "dando a conhecer esta vertente multifacetada e experimentalista do escultor, em diálogo cruzado com os grandes nomes que habitam a sua casa. No fundo, é a casa do senhor Escultor que vem para a Casa da Democracia", aditou Márcia Sousa.

O catálogo tem ainda depoimentos do filósofo Edgar Morin, dos presidentes da Assembleia Legislativa da Madeira e da Câmara Municipal do Funchal e a visão da curadora de como "estas ligações artísticas se articulam com a Madeira e com a vida de Francisco Simões".

De recordar que o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira visitou, no passado dia 23 de maio, a Galeria e o Atelier do Escultor, em São Roque, no Funchal.

Na ocasião, José Manuel Rodrigues destacou a importância do Parlamento reunir obras de um conjunto de artistas, muito raras de apreciar numa única exposição, convidando, por isso, todos os madeirenses e porto-santenses a visitar a mostra que reúne nomes consagrados da arte portuguesa e internacional.

De assinalar que esta homenagem está inserida no Fórum Económico Internacional que acontece na Madeira de 22 a 24 de junho e tem o alto patrocínio do Instituto do Mundo Lusófono, da Assembleia Legislativa da Madeira e da Câmara Municipal do Funchal.

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas