MADEIRA Meteorologia

MUDAS promove ‘manhã aberta’ no próximo domingo

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
09 Fevereiro 2023
12:32

É já no próximo domingo, dia 12 de fevereiro, que o MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira, espaço tutelado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, promove uma 'Open Morning'.

A ação que decorre entre 9h30 e as 13 horas visa estabelecer elos de proximidade com a comunidade, com o objetivo de ajudar a captar e fidelizar novos públicos.

Esta "manhã aberta", realizada pelos Serviços Educativos daquela instituição, é de acesso gratuito e inclui, além do acesso livre às exposições patentes quer na Galeria do MUDAS, quer no edifício principal, uma visita temática e duas visitas orientadas.

A primeira atividade realiza-se às 9h30 e trata-se de uma visita temática à exposição "índice de matérias: objetos e outras fantasmagorias" de Vítor Magalhães, que está patente na Galeria do MUDAS.Museu. Trata-se de uma visita que visa fazer repensar os contextos, as significações, as matérias, e as funções dos objetos numa dialética desconstrutiva dos conceitos, dos espaços e da arte, tendo como elemento aglutinador: a letra "M".

Às 10 horas tem início a visita orientada intitulada "Como uma ilha sobre o mar: Lourdes Castro". Nesta visita, participantes são levados numa viagem sobre a vida e percurso artístico de Lourdes Castro. Recorde-se que a exposição "Como uma ilha sobre o mar: Lourdes Castro", no seu conjunto, é um olhar sobre o seu percurso como pessoa e como artista. Um espaço propício ao diálogo com o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre a obra desta artista, em ambiente de múltiplas leituras e partilha de perceções e experiências.

Finalmente, às 11h30 realiza-se a visita orientada: "Coleções partilhadas" à exposição com o mesmo nome que reúne peças do Museu de Arte Contemporânea da Madeira e da Coleção da Caixa Geral de Depósitos". Estas duas instituições uniram esforços, através de uma curadoria partilhada para, pela primeira vez na Madeira, apresentar uma exposição que cruza narrativas pensadas a partir da desconstrução das similaridades e diferenças existentes nas duas coleções. Nesta visita, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco melhor as duas coleções e estabelecer diálogos entre ambas, o mediador cultural e o grupo, de forma a aprofundar o conhecimento sobre o património artístico e arquitetónico, a estabelecer múltiplas leituras numa partilha de experiências de perceção, vivenciando assim a arte contemporânea.

As visitas são abertas ao público em geral sendo que as inscrições deverão ser feitas através do telefone 291820900 ou pelo e-mail: mudas@madeira.gov.pt.

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas