MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

25/05/2023 08:00

Se pensarmos sobre a história do mundo, achamos, naturalmente, que evoluímos. Pensamos, e, bem, que temos mais direito e liberdade que os nossos antepassados, mas neste momento, estamos em risco de perder a liberdade conquistada. Estamos em risco de voltar ao Homo Eretus (H.E.) o nosso ancestral mais parecido com um macaco, metaforicamente falando.

Civilizacionalmente, podemos estar a regredir de Homo Sapiens (H.S.) para H.E.

O verdadeiro H.E. que anda disfarçado de H.S. aparece quando se posiciona contra as leis que trazem mais liberdade. Manifestando a sua opinião como um primata, sem regras e sem limites comportamentais.

Viemos dos macacos e não podemos voltar a este estado.

O macaco é um animal de muito valor no seu ambiente selvagem, mas na civilização, ele não sabe estar.

Se existem H.E. na assembleia, quantos de nós (eu não votei) ainda estamos em estado de desenvolvimento H.E. para achar que eles devem de estar lá? Foram eleitos. Acredito que, muitos dos que votaram neles, não sabem o seu real estado de desenvolvimento. Estão em modo selvagem, sem regras. Deste modo, vamos caminhar para onde?

A normalização do estado "H.E." começa pelas redes. Nas redes e na vida, somos bombardeados com pessoas que se agridem por tudo e por nada. Tudo parece servir de desculpa, para uma agressão verbal ou física. Filma-se e partilhasse. A violência continua durante horas nas redes. A primeira resposta é a agressão. Estamos de volta à Selva? Houve um jogo de hóquei à de porta fechada.

Os tribunais deixaram de ser respeitados e fazem-se julgamentos sociais. Pessoas comuns, sem formação jurídica, propõe penas, julgam e ofendem. Voltamos às milícias, agora também por detrás de um ecrã?

Comportamentos anticivilizacionais devem ser punidos. Mas não é isso que tem ocorrido. Parece até que o H.S. está com medo do H.E.

Ofender, gritar, e humilhar é proibido na Assembleia da República, tal como é fora dela.

Mas parece que a regra mudou, e isto é preocupante.

O maior partido da direita portuguesa, o PSD nacional, "pinta o futuro de negro", ao não por de parte a hipótese de juntar-se a estes H.E., se for necessário para formar governo. Vale tudo para ter poder? O partido da estrema direita (E.D.) já disse que apoia uma formação de governo de direita, apenas se fizer parte do governo. Tal como o CDS fez cá. Preocupante…

O nosso presidente, Albuquerque, disse que não coliga com E.D. Será que podemos acreditar nele?

A esquerda tem vindo a perder força. Talvez porque o atual governo P.S. "dito" de esquerda não melhorou as nossas condições de vida. Algo que normalmente acontece com as verdadeiras políticas de esquerda. Temos um governo que cuida dos cofres públicos em vez de cuidar da vida das pessoas minando os verdadeiros partidos de esquerda.

Ficamos revoltados e sem fé, mas temos de perceber que isso não nos pode fazer regredir no desenvolvimento civilizacional. A E.D. defende políticas que nos tiram a liberdade. Não podemos, na desilusão, agir por impulso, em vez de agir com inteligência. É difícil mas possível.

O que é que aconteceu aos humanos, no planeta dos macacos? Sobreviveram?

E aos macacos? Tornaram-se civilizados e controlaram a sua parte animal e selvagem?

Nunca associei a palavra macaco a nenhum humano, a não ser aos humanos fascistas, aqueles que considero H.E. metaforicamente falando.

"O Chega é voltar ao passado que lutei contra, e ver o meu partido a fazer uma coligação com o chega era um desgosto que tinha no fim da minha vida" - Alberto João Jardim.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas