MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Antropóloga / Investigadora

22/05/2023 08:00

Mas, as regras não ficam por aqui e voltam a ficar mais apertadas em 2025. Nesse ano, passará a ser interditada a venda de tabaco direta, ou através de máquinas automáticas, em cafés, snack-bares, restaurantes ou bombas de gasolinas. Portanto, a compra ou venda de tabaco será possível apenas em tabacarias ou similares e nos aeroportos.

Após esta notícia, várias crónicas foram escritas a analisar este tema, uns a favor, outros são contra. Naturalmente, todas as opiniões são legítimas. Por um lado, a medida promove a saúde, certamente, mas deixa de lado a economia, afetando mais os comerciantes do que os consumidores.

Sim, está provado que fumar antecipa o final da vida, faz mal à saúde, sendo um dos principais fatores de risco de morte quer devido ao cancro do pulmão quer às doenças cardiovasculares.

Como muitos dos riscos de doença e de morte são evitáveis, compreende-se a necessidade de os prevenir. E até acredito que a ideia seja de proteger as atuais e as novas gerações. Lógico.

No entanto, não obstante, não creio que a proibição de fumar em espaços de ar livre ou a venda do tabaco em determinados locais seja a melhor solução. Até considero que algumas restrições são excessivas e intrusivas, nomeadamente no que toca às restrições à venda de tabaco em bares, restaurantes, cafés e bombas de gasolina, bem como à proibição das vendas em máquinas automáticas. Esta restrição do tabaco até pode dar origem a comércio ilícito.

O Governo ainda reforça que esta nova lei vai ao encontro das normas europeias e que não impede ninguém de fumar ou de ter acesso ao tabaco. Será mesmo isso? Será que esta nova lei do tabaco não poderá ser considerada um "ataque" à liberdade dos fumadores? Compreendo que a ideia seja criar bons hábitos, zelar pelo bom ambiente e pela saúde de todos. Mas não considero que a proibição seja o melhor caminho.

Miguel Albuquerque vai tentar que esta lei não seja aplicada na Madeira. Será que irá ter sucesso? Vejamos os próximos capítulos...

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas