MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

6/04/2023 08:00

O problema, na atualidade, é que, em Portugal, o Estado Social tem vindo a dar lugar a um Estado Socialista.

Helena Matos, no Observador, tem partilhado umas teorias muito interessantes sobre o tema, que teriam muito mais piada se fossem apenas teorias da sua cabeça. A questão é que aquilo que tem escrito não são suposições ou possibilidades, é precisamente o Estado a que isto chegou.

Nos últimos anos, ainda que tenhamos de considerar uma pandemia e uma guerra pelo meio, surgiram apoios para tudo. Principalmente para aqueles que são apelidados de mais vulneráveis. O PS, que aqui assobia para os lados com as suas noções de pobreza, não vê aquilo em que transformou o país - um deserto de esperança, um "vulnerabilismo" medonho.

O PS acha, cada vez mais, que se jogar meia dúzia de tostões para cima dos problemas eles desaparecem. Mas não. Os pobres continuam pobres, os vulneráveis mais dependentes, a classe média a desaparecer. Todos ficam à mercê de quem não sabe governar este País, apenas lá está, nos corredores de ministérios, a ocupar espaço.

Este país está como se sabe.

A escola pública está nas ruas da amargura. E o ensino superior? As doze mil camas prometidas em 2019 e, depois, em 2022, para os universitários, estão prontas?

Os transportes estão parados, em greve intermitente, porque os profissionais sentem-se desvalorizados.

A TAP está à espera dos nossos milhões - mas, agora, com uma "francesa sem nada a perder", como li algures nas redes sociais, a servir uma vingança fria em plena Assembleia da República.

A saúde está doente - com poucos recursos, profissionais agastados, serviços desorganizados.

A habitação é a tristeza que se sabe, espelhada na desgraça "venezuelizada" que querem impingir aos portugueses.

E eu até podia fazer aquele exercício de comparação entre a Madeira e o resto do país, mas vou poupar-vos a isso.

Primeiro, porque, como social democrata, podem dizer que eu tenho interesse nessa comparação. Segundo, porque se pensarmos na nossa realidade, a comparação, afinal, é fácil, clara e impossível de ser mais transparente.

O País está como se sabe e, como lusos que também somos, é impossível não termos vergonha do que o PS fez a Portugal e aos Portugueses.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas