MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

28/03/2023 08:00

Para os críticos e incrédulos do súbdito ato de consciência (e de contrição), uma coisa é certa, as declarações ao Diário de Notícias de Lisboa marcaram a agenda política e fizeram mais mossa no laranjal, do que o trabalho da oposição eleita nos últimos quatro anos. A escassos meses das eleições é obra.

Pelo caminho, o ex-deputado ainda conseguiu que o PS ficasse chamuscado na fotografia. O maior partido da oposição pediu que a Comissão de Inquérito averiguasse as declarações de Sérgio Marques e acabou também desmascarado e envolvido na teia que dizia querer investigar. O atual líder do PS, foi administrador de empresas do grupo Sousa e "esqueceu-se" de informar a Comissão desse facto. Isto é que é "matar dois coelhos com uma só cajadada", nem o intrépido grupinho de que fiz parte, nos seus tempos mais áureos, conseguiu semelhante façanha. E ainda há quem critique Sérgio Marques?! O homem merecia uma estátua igual à do Cristiano Ronaldo.

Nada do que disse era novidade, pelo menos para aqueles que acompanham a vida política madeirense. No entanto, acabou por ter impacto por ser alguém do regime a defender publicamente a necessidade de acabar com o monopólio do Porto do Caniçal e a assumir, preto no branco, a influência desmesurada de um grupo de empresários sobre a economia, a comunicação social e sobre o próprio poder político.

Eduardo Jesus ainda andou lá perto, quando decidiu pôr em marcha o plano de reestruturação do Porto do Caniçal, mas ficou pelo caminho. Assistimos todos à sua forçada demissão e, consequentemente, à estrondosa derrota dos "renovadinhos". Deram pouca luta, verdade seja dita. O poder político foi engolido e está enfraquecido perante a dimensão destes grupos económicos.

Quanto ao que foi dito por Sérgio Marques, é óbvio que nenhum dos empresários visados o vai admitir. Podem levar a Comissão de Inquérito à exaustão, que ninguém vai assumir coisa nenhuma. Talvez a única pessoa que valesse a pena ouvir, seria Jardim, ao que parece tinha poucas e boas a dizer sobre Sérgio Marques. A bancada parlamentar do PSD não aprovou. Sabem muito bem que quando "brigam as comadres, descobrem-se as verdades". A audição poderia desencadear um novo chorrilho de acusações de parte a parte. Às vezes basta um pequeno fogo para incendiar uma floresta. Em última análise, não convém causar mais ondas, em ano de eleições.

Até à data, a única mudança que assistimos foi a de Sérgio Marques a ser corrido a toda a velocidade da Assembleia da República. Roma não paga a traidores. Na República das Bananas é assim: o denunciante demite-se e os prevaricadores ficam em funções. O que vale é que está milionário, na Sopa do Cardoso não vai acabar. Valha-nos isso!

Quanto ao resto, bem sabemos que não existem almoços grátis, mas essa é uma reflexão que cada um de nós fará, até às urnas em outubro.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas