MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Médico-Dentista

12/03/2023 08:00

Diz, quem tem redes sociais, que o dia é de total homenagem às senhoras. Os filhos, ausentes, lembram-se das mães. "Querida mãe, a melhor das companhias" e a fazer dela, todo o ano, uma mulher a dias. "Minha protetora", quando a mulher já se arrependeu, mais de mil vezes, de ser sua progenitora. Ou "minha confidente", e mal sabe ele que foi um acidente. "Ouvinte"? Sorte não haver, naquele tempo, pílula do dia seguinte.

Já os maridos, descobrem as esposas… Postam fotos juntos. Mandam flores e chocolates. Arrependem-se dos disparates. No fundo, eu não sou de intrigas, mas só espero que não se deixem ir em cantigas. Não quero que a vossa vida seja um calvário. Como já devem ter percebido, nem tudo o que sai da boca de um homem é aquilo que vem no dicionário…

Salvo raras excepções, onde obviamente me incluo, quando um cavalheiro chama a sua dama de "minha amada", o mais certo é ter uma espinha atravessada. Quando decide que "é dia de levar a jantar fora a companheira", na verdade só está a dar folga à cozinheira. Mas quem diz isso, diz muito mais. Não acreditam? Então atentem… "Minha querida"? Enxerida. "Princesa"? Só dá despesa. "Flor"? Que dor. "Musa"? Confusa. "Cara-metade"? Tempestade. "Rainha"? Erva daninha. "Amor"? Estupor. "Porto de abrigo"? Um perigo. "Gruta"? Bem… É melhor não ir por aí. Tudo o que termine em -uta, é para esquecer. É sinal que a relação está tão tóxica que mais vale não insistir. Não é vergonha desistir. Sempre é melhor do que assistir de bancada porque a tendência é acabar à pancada.

Vida que segue e pronto. Ouçam a sugestão do Costa e cedam o cônjuge devoluto. Livrem-se dele. Façam o luto. Disponibilizem-no. Podem vender ou arrendar e depois voltam a casar. Porque não? Eu sei que a vida não está fácil. Que cada vez há menos dinheiro. Mas é aí que o afecto prevalece. Juro. Prova disso é que, hoje em dia, em Portugal, já se começou a casar por amor. Até apetece…

Aposto que, por esta altura, algumas ladies já se estejam a passar. Algumas até já devem ter desistido de me aturar. Mas vá. Escusam de vir todas assanhadas chamar-me de machista. De burgesso. Grosseiro indelicado. Não sou! E mesmo que fosse, não era pecado. Para além disso, continuo a achar que a mulher é a melhor coisa do mundo. É tão bom, tão bom, tão bom, que a maior parte dos homens gosta. É tão bom, tão bom, tão bom, que até já há mulheres a ficar. E mais. É tão bom, tão bom, tão bom, que há homens a quererem ser…

Ps, peço um minuto de silêncio. Morreu Francisco António. Francis para os amigos, Co para todos. Foi também Alex, o fabuloso. A voz do sucesso musical "Mister Gay". Faleceu dia 9. Foi velado a 10 e cremado a 11. Enterrado? Isso não. Coitado. Já bastou em vida. Que descanse agora em paz.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas