MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

29/11/2022 08:00

Era a desculpa oportuna para fazer de conta que não estavam contra as medidas que o PSD/Madeira reivindicava.

Mas agora os socialistas têm maioria absoluta na Assembleia da República.

E o que foi a primeira desculpa? A de que o Orçamento para este ano, 2022 só seria para meio ano, porque o governo de Costa só tomou posse em março de 2022.

Chegamos ao debate o Orçamento de Estado para 2023.

E o que vemos?

O mesmo de sempre. Um Partido Socialista da Madeira a fingir que tudo está perfeito. Que o Governo nacional vai apoiar a Madeira. Carlos Pereira até consegue o contorcionismo de afirmar que este Orçamento de Estado favorece a Região!

O líder regional, Sérgio Gonçalves é um homem em silêncio, sem voz, encolhido para ver se ninguém dá por ele.

Como é possível estar confortável com várias discriminações evidentes? Como, por exemplo, vê o que fizeram com a Universidade da Madeira?

Mais do que o ridículo valor acrescentado à nossa Universidade (300 mil euros), o que choca é o contraponto com o que foi proposto pelo PS relativamente à Universidade dos Açores: um protocolo para apoia-la em mais 5,6 milhões de euros!

Somos contra o apoio à Universidade dos Açores? Claro que não. Antes pelo contrário.

Mas o descaramento não tem limites.

Este domingo, Carlos Pereira, deputado Socialista que suporta António Costa, plantou a notícia de que reuniria esta segunda com o Reitor da Universidade.

Para quê? Porque está preocupado com a UMa!

Porque defende que deve existir um acordo tripartido, UMa, Governo de Portugal e Governo Regional, para reforçar o financiamento da nossa Universidade, como aconteceu com a dos Açores.

Que desfaçatez! Que estratagema! Que manobra de diversão para fazer de conta que está preocupado, quando acabou de votar contra isso mesmo na Assembleia da República!

Uma vergonha!!

E o Programa Regressar? Como é possível estarem calados? Face às críticas de que o Programa (que visa apoiar os emigrantes portugueses) estava a ser aplicado apenas aos emigrantes nascidos no continente, o que fizeram agora? Colocaram no Orçamento de Estado que essa é uma responsabilidade dos Orçamentos das regiões para os portugueses das ilhas!

Uma vergonha! Um insulto aos nossos emigrantes. Uma afirmação clara de que para o PS os portugueses da Madeira e dos Açores são portugueses de segunda!

E o que diz o PS/Madeira? Nada. Cala a boca. Aprova! Concorda!

E o que devemos pensar sobre o prometido subsídio de mobilidade?

Não tenho qualquer dúvida de que nos andam a enganar há muito tempo!

No fim de contas, o que está aqui em causa é a nossa vontade de não sermos arrastados pelo país dos socialistas, para o rabo da lancha. Para depois da Roménia!

Confirmando-se as mais recentes previsões de outono da Comissão Europeia, 2024 será o ano em que a Roménia - que já foi o país mais pobre de entre os 27 Estados-membros - ultrapassará Portugal no ranking de desenvolvimento económico da EU.

Com o que nós Madeirenses, com o que nós Social Democratas nunca nos contentaremos é com este alegre empobrecimento.

Temos o direito a recusar sermos arrastados para depois da Roménia.

Devemos continuar a manifestar a nossa indignação, o nosso repúdio por esta "festa" socialista, que nos últimos sete anos empurra o país para o fundo do poço!

A Madeira não quer isso! Os Madeirenses têm a perseverança suficiente para continuar a lutar contra isto!

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas