MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Engenheiro

3/11/2022 08:00

A notícia espalhou uma onda de tristeza e de dor entre os numerosos familiares e os muitos amigos. Entre estes amigos está quem escreve estas palavras e que foi permanentemente seu colega durante os anos do liceu e companheiro de causas ideológicas irmãs e parceiro de atividades religiosas.

Foi uma amizade com dezenas de anos que permitiu apreciar e admirar um caráter íntegro, uma personalidade ímpar que estava associada a uma inteligência muito brilhante e a uma cultura vasta.

Gonçalo Malheiro Araújo era engenheiro civil pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa e foi Secretário Regional do Equipamento Social, Transportes e Comunicação do Governo Regional da Madeira, e ainda, foi Diretor Regional da Habitação, Urbanização e Ambiente. Quer como profissional, quer como governante, foi um madeirense brilhante, cujo curriculum ainda não foi exposto e escrito com os pormenores que esmaltam uma vida de 90 anos. Um dia aparecerá…

Casado com Maria do Carmo Rodrigues Dória Monteiro. Com ela formou um doce lar do qual brotaram seis filhos, que são orgulho dos pais. Ao Gonçalo Nuno, ao Francisco, à Helena, ao Pedro, ao João Luís e à Isabel, bem como à sua querida mãe, aqui ficam os meus mais sentidos pêsames.

"Os mortos só morrem quando são esquecidos pelos vivos". Este pensamento duro traz, nesta hora de grande e profunda tristeza, um lenitivo. É que o Gonçalo Nuno não é nem será esquecido pelo que sempre foi na sua integridade, na cortesia do trato e na lhaneza das suas relações humanas.

Estas palavras e alguns pensamentos aqui expressos foram igualmente escritas quando da morte de um outro nosso amigo Francisco Favila Vieira. É que as suas vidas tinham muito de paralelo e eram coerentes com a sua fé e com a sua prática religiosa, que nunca apresentava qualquer tibieza e dava permanente testemunho de que eram uns católicos do mais fino quilate.

Gonçalo Nuno Malheiro Araújo acabou de partir, deixando um rasto de simpatia e de respeito. Dizemo-lo com um nó muito apertado na garganta, mas com um pensamento e um desejo muito intenso: - que Deus o tenha na sua Santa Guarda!

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas