MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Deputado do PS na ALRAM

5/11/2021 08:01

Ambos têm sido penalizados pelo apoio ao Governo de Costa mas o BE será o que pagará a fatura mais elevada pela deserção pela qual optou agora. O país está muito para além das jogadas políticas e nem o Plano de Recuperação e Resiliência, que tem de ser executado em tempo recorde, fez entender que isso é assim. Diria mais, se calhar foi por isso mesmo que a casa veio abaixo.

Por seu turno, o Presidente da República, na sua verborreia habitual acabou por ser um dos principais atores da crise, mesmo que a quisesse evitar, porquanto, colocou uma pressão insuportável nos partidos da esquerda, fazendo contactos informais com deputados e dirigentes partidários, como o próprio confessou. Marcelo quis colocar esses partidos entre a espada e a parede mas foi o próprio que ficou nessa posição, tendo optado pela espada.

A sua magistratura de influência funcionou ao contrário e precipitou uma crise que o próprio disse querer evitar. Por vezes isso é mesmo assim, o efeito é contrário ao que se pretendia produzir e neste particular andou mal. Resta ver se tudo isso não se ficou a dever a uma vontade, intrínseca, de favorecer os partidos de direita, que é a sua área política, e um em particular, pois o que escrevo é anterior à marcação da data das eleições. Se as eleições forem a 30 de Janeiro ou em data posterior é isso que fica comprovado, quanto ao Partido e quanto ao apoio a Rangel.

Já quanto a cabeças de lista a essas eleições nacionais, nomeadamente no que tem a ver com o cabeça de lista do PS-M parece-me óbvio que o trabalho efetuado pelo Deputado Carlos Pereira justifica plenamente a sua recondução apesar da tentação de alguns, perdedores avençados, que gostariam de lhe cortar a cabeça, a mediocridade é mesmo assim.

Tudo para os derrotados: maridos, esposas, primas, cunhados, falecidos e outros mais, sem que o critério de competência seja o mais importante. Com o respeito que todos os anteriores deputados me merecem e sem qualquer tipo de frete, o Deputado Carlos Pereira é, tenho a certeza e os Madeirenses também, o melhor deputado de todos os tempos eleito pelo círculo eleitoral da Madeira.

Que fique claro para essa gentinha que convive mal com a competência e com a autonomia, que não tem peso político, nem nunca terá, o Partido Socialista é muito maior que qualquer personalidade e nem estou a falar de Paulo Cafôfo. O Paulo disse que voltava à escola e voltou, é factual, outros deveriam voltar às empresas que faliram o que determinou, então, que tivessem o seu vencimento, autárquico, penhorado. Ao invés e como tinha vaticinado, na minha opinião do mês passado, foram protegidos. Veremos onde é que isto vai dar! Outros levaram guia de marcha.

O caminho é prá frente e tentaremos manter o nosso sentido de responsabilidade, dialogando, convergindo, entendendo o momento difícil que todos vivemos, mas sem amarras. O que faremos dependerá muito do que quiserem fazer do PS-M. As crises vividas a nível nacional pelo PSD e pelo CDS, demonstram que o posicionamento que temos tido é o correto, porque altamente responsável. O PS-M não pode voltar às guerrilhas internas, mas para dançar o tango são preciso dois (ou talvez três), se quisermos ir longe e Sempre pela Madeira, teremos de ir juntos. O caminho já esteve mais fácil. Vencer em 2023 ainda é possível.

Não queremos voltar à estaca zero, mas também não queremos que se repitam erros do passado, queremos, sim, acrescentar ao que está construído, portanto juizinho.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas