MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Psicóloga Clínica

7/10/2021 08:01

Os jovens ao partirem olham para o futuro, não se permitindo olhar para trás, onde deixam o que sempre conheceram, onde deixam o seu quintal e as suas memórias. Partem em busca do que sonham, em busca dos objetivos que encaram como sendo a concretização de anos de estudo, de esforço e de dedicação. Anos em que se privaram de viver de uma forma mais leve e despreocupada, com uma profissão no horizonte. Mas anos esses com esforços que valeram a pena. Muitos seguem para o desconhecido, com inseguranças, mas com a coragem de enfrentar o que se seguir. Coragem para descobrir o desconhecido, com passos trémulos, no entanto seguros, do que querem e sonham para si. Aí irão encontrar muitos desafios que os fazem crescer, que os tornam homens e mulheres capazes de enfrentar o que quer que o mundo lhes traga.

Os jovens devem voar livremente, mas com a responsabilidade de seguirem o que lhes foi ensinado, com a responsabilidade de cuidarem de si, de crescerem de forma saudável física e emocionalmente para que um dia, olhando para trás, sintam orgulho do seu percurso de vida, baseado no que a família lhes ensinou e os próprios puseram em prática e foram melhorando.

Vão descobrir que conseguem muito mais de si do que imaginavam, que conseguem lidar com as situações do dia-a-dia à medida que forem surgindo, que afinal conseguem viver sem a asa protetora dos pais, pois está na hora de aprenderem a viver sozinhos.

São tempos de mudança, de descoberta, de crescimento. São tempos em que testarão os seus limites e, certamente, se irão superar ficando orgulhosos do que vão conseguido alcançar. São tempos de se fazerem novas amizades, que algumas, certamente, ficarão para a vida, tendo como histórias a forma como se conheceram, as saídas mais ou menos programadas, os amores e desamores que não se vão esquecer.

Um dia mais tarde, poderão querer voltar ao seu "ninho", ao local seguro que um dia tiveram que deixar em busca do sonho, na luta pela concretização dos objetivos, muitos deles já de infância.

Voltarão para os braços dos seus pais de onde, na realidade, nunca saíram. Pois para os pais, por muito longe que seja a distância física, os filhos nunca saem dos seus braços, das suas preocupações, das suas orações e pensamentos mais profundos. Mas apesar da saudade e da dor da distância, o amor não é egoísta, não prende. Deixa voar, deixa crescer. Mesmo com o coração apertado deixam que os filhos cresçam, se realizem e se tornem os adultos de amanhã. A vida é assim mesmo! Os pais criam os filhos, dão-lhes as bases da vida, as regras de convivência em sociedade, a educação e a moral que lhes vai servir de guia pela vida fora, quer estejam perto ou longe de si.

Os filhos não são nossos, mas o amor que sentimos por eles é inabalável, inatingível e indescritível.

Caindo no risco do "cliché", o amor pelos filhos é, efetivamente, o Amor Maior, aquele que nunca acaba, que não é mensurável e tem a beleza etérea do mais puro de um Ser!

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas