MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

CONTOS INSULARADOS

3/10/2021 07:00

Sair da ilha é a pior maneira de ficar nela. Ou a melhor. Era como se Daniel Sá e Onésimo tivessem puxado um banco e se sentado à conversa no seu pensamento, naquele momento em subia ao melhor cabeço disponível para avistar de longe a terra vulcânica a beijar o mar.

Puxou um banco também e abeirou-se da conversa que seguia amena, na sua própria cabeça, pela ondulação suave da tarde que avançava destemida rumo ao anoitecer. O problema é querer tomar as ilhas todas como suas de direito, atreveu-se a acrescentar. É ver-se apanhado num rochedo cercado de água porque a maré subiu, ser logo esbofeteado por uma mão cheia de melancolia e começar a sentir as dores alheias no corpo e na alma. Assim como a lava que sai do vulcão dos outros e que sufoca, no rastro de destruição da passagem, como se não pudesse ser outra coisa senão nosso. É como se conseguíssemos sentir o calor do magma que se impõe e acrescenta terra sobre a água, disputando sem tréguas o seu lugar.

Não teve resposta. Prosseguiu.

Talvez transportemos a ilha em nós ou a procuremos em todas as ilhas do Mundo, que fazemos nossas, mesmo que sejam tão desigualmente iguais. Irmãs de diferentes pais. Deixa o banco vazio no pensamento e segue de cabeça abaixo até ao calhau de um basalto familiar. Podia ter aprendido a nadar ali, naquele calhau de pedra rolada um pouco maior do que o da praia das Fontes, mas onde o mar tem o mesmo cheiro e a mesma cor, pelo menos naquele dia em que Onésimo e Daniel Sá conversavam. Era sua aquela ilha também, que a envolvia nos seus braços quentes de sol, num misto de fatalidade e consolo, de quem constatava, uma vez mais, que há várias formas de voltar a casa, à ilha-mãe. E isso era a sua maior liberdade e a prisão à qual estaria acorrentada para sempre.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Farmacêutico Especialista
26/06/2024 08:00

Numa Europa envelhecida, com uma estrutura etária de decréscimo populacional, plasmada numa pirâmide etária, que no passado se designava por tampa de caixão,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com o investimento de 14 milhões de euros num navio de investigação?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas