MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Gestora de Projetos Comunitários

3/07/2021 08:01

Este trio define os objetivos e a agenda comum a esses três Estados-membros, estabelecendo os temas e as questões prioritárias para os 18 meses subsequentes. O trio atual é composto pelas presidências alemã, portuguesa e eslovena.

A presidência portuguesa do Conselho da UE (PPUE), p.ex., foi marcada por quatro temas específicos: i) a recuperação e resiliência; ii) o Estado de direito, os valores europeus e o modo de vida europeu; iii) o reforço da estabilidade e segurança na vizinhança europeia; iv) o futuro da Europa.

É óbvio que todos estes temas foram abordados sem deixar de tentar dar a melhor resposta possível à pandemia. De facto, a PPUE cumpriu os seus dois objetivos principais: dar início ao processo de recuperação económica e social, pondo em marcha o Next Generation EU, o próximo Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 e combater a pandemia em todas as frentes.

A quarta PPUE não teve o simbolismo que teve a de 2007, com o Tratado de Lisboa, mas teve o seu sucesso e apresentou alguns resultados concretos.

A Cimeira Social (que decorreu em maio, no Porto) foi o momento mais relevante da PPUE no que concerne aos avanços na implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais. A Europa Social está um passo mais próxima da realidade. Exemplo disso são os instrumentos legislativos criados que visam, entre outros aspetos igualmente relevantes, eliminar a discriminação de género nas remunerações. A PPUE permitiu, também, promover a aposta estratégica no ambiente, através da aprovação da chamada "Lei do Clima", que dá prioridade às metas de redução de emissões e o compromisso com a neutralidade carbónica em 2050.

Mas nem tudo são rosas. Portugal falhou vergonhosamente quando decidiu esconder-se atrás de uma pretensa neutralidade na questão da nova lei húngara. A tomada de posição de 13 Estados-membros contra a nova lei discriminatória das pessoas LGBTI exigia o apoio inequívoco de quem assumiu como compromisso de governação do Conselho da UE o respeito pelo Estado de direito, direitos humanos e valores europeus. A correcção de Costa chegou tarde. Cumpriram-se objetivos, mas falhámos a tomar posição nas questões decisivas para o futuro da Europa.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas