MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

28/04/2025 08:00

No passado dia 2 de abril comemorou-se os 49 anos da conquista da nossa Autonomia. O Tribunal Constitucional resolveu juntar-se às “comemorações” e brindou-nos, na semana passada, com mais um Acórdão, concluindo que a falta de audição da Região sobre a Lei da Eutanásia não viola a Constituição.

Nada surpreendente, se tivermos em linha de conta que ao longo de quase meio século de Autonomia, o Tribunal Constitucional quase nunca se pronunciou a favor das Autonomias – sobram dedos de uma mão em que o desfecho não foi a favor do centralismo.

Apesar de algumas declarações de voto terem permitido manter alguma esperança de que o fervor centralista do Tribunal Constitucional poderia algum dia desvanecer-se, a verdade é que tal nunca aconteceu e o mais certo é que nunca venha a acontecer. Resta-nos, pois, e tal como defendeu, e muito bem, a Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, a propósito deste mais recente desfecho, enveredar pela alteração da Constituição, sem o qual será praticamente impossível um maior aprofundamento da nossa Autonomia Política.

Não basta, contudo, reivindicar por mais Autonomia; é igualmente determinante esgotar todos os poderes que a Constituição reserva às Regiões Autónomas. E fazê-lo até aos limites que a lei nos permitir, sem receios nem hesitações. E isto é um trabalho nosso, e apenas nosso, e uma das melhores formas de honrarmos os 50 anos da Autonomia, que se celebra no próximo ano.

Quanto à alteração da Constituição, esse será um trabalho para a Assembleia da República, razão pela qual é essencial que no próximo dia 18 de maio a escolha dos deputados para o Parlamento nacional recaia em quem sempre defendeu o aprofundamento da Autonomia e os legítimos interesses da Região, e nunca se agachou – nem nunca se agachará – perante o centralismo de Lisboa.

O adeus ao Papa Francisco

O mundo está de luto pela morte do Papa Francisco, “um Ser Iluminante”, como alguém disse. É um pontificado de 12 anos que agora termina, que aproximou a Igreja Católica das pessoas comuns, que teve o foco nos mais humildes e marginalizados, mas que deixou sempre espaço para todos, graças à força inspiradora de Francisco, que esperamos possa continuar a inspirar-nos a todos, na procura de um mundo melhor e mais justo.

Coincidência – ou talvez não – na véspera da sua morte recebeu J.D. Vance, Vice-Presidente dos EUA, num encontro de 10 minutos que espero tenha servido para inspirar o agora mais convicto correligionário de Trump – expoente máximo do capitalismo selvagem e impiedoso – a mudar o rumo da sua conduta, a bem do Mundo e, sobretudo, dos mais necessitados e humildes – as primeiras vítimas das políticas da Administração Trump e aqueles que Francisco mais amou e por quem mais rezou.

Um setor a valorizar

Tive a oportunidade de servir na área da mobilidade e transportes durante cerca de um ano, numa experiência profissional muito enriquecedora, mas também desafiante, que agora termina.

Aprendi muito e vi, com os meus próprios olhos, a importância deste setor, dada a multiplicidade de assuntos que são tratados, com impacto direto na nossa vida quotidiana. Foram dados passos em frente, mas muito ainda está por fazer. A recente criação do Instituto de Mobilidade e Transportes ajudará nesse processo e contribuirá para a justa valorização deste importante setor da nossa economia.

Resta-me agradecer aos excelentes profissionais que encontrei e desejar à nova equipa, liderada pelo Eng.º João Pedro Sousa, os maiores sucessos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas