MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Bispo Emérito do Funchal

5/11/2023 03:32

A Sagrada Escritura pode definir-se como uma sinfonia a muitas vozes. O estudo da utilização das plantas da Bíblia, reúne o trabalho de exegetas, botânicos, homens das florestas, principalmente da área do Mediterrâneo. Entre as espécies de árvores, o cedro do Líbano é apreciado pelo seu vigor e a sua majestade.

O cedro do Líbano é uma das espécies mais conhecidas da antiguidade, aparece já na cultura egípcia, mesopotâmica e greco romana. É uma árvore com grandes dimensões e uma destribuição atual que compreende a Turquia, o Líbano, a Síria e a ilha de Chipre. Hoje aparecem poucos exemplares no Líbano.

Quando me dirigia para a École Biblique de Jerusalém, com outros estudantes, fomos alojados em Beirut na casa dos franciscanos, que não exigiam como pagamento senão a intenção da missa que eles tinham para celebrar. Além de outras visitas, a que mais nos entusiasmava, era visitar os cedros do Líbano, recordando o número impressionante de vezes que eles apareciam no Antigo Testamento. Encontramos poucos exemplares, mas árvores impressionantes. À sombra de um deles, lemos a narração da vinda dos cedros para Jerusalém, levados para o mar em barcos até Jope e, depois, puxados por juntas de 45 bois até à cidade santa de David e de seu filho Salomão.

No tempo do rei David o cedro do Líbano tinha uma grande fama e grande sucesso. Ele aparece 73 vezes com a palavra hebraica. Um dos livros que o cita é o de Siracide (Sir.24,13 e 30, 12). Aparece também na tradução grega dos Setenta como substantivo, Kédros.

A maior parte das citações refere-se ao Templo de Jerusalém, mas Salomão tinha-o também colocado no seu palácio chamado "floresta do Líbano". Quanto ao Templo de Jerusalém, o cedro é celebrado não só na Bíblia, mas também nos países vizinhos. Esta maravilha da Casa de Deus foi celebrada como o mais belo exemplar do seu tempo. Apesar disso, foi destruída e queimada pelo imperador Nabucodonosor, rei de Babilónia.

Um salmo recorda o choro e a tristeza dos exilados que dependuram as cítaras nos salgueiros, junto ao rio Tigre, recordando o Templo perdido e a Arca da Aliança que desapareceu também no incêndio da cidade.

Com a vinda do exílio, o imperador Ciro permitiu que reconstruissem o Templo, tendo nessa ocasião importado cedros do Líbano, mas a beleza antiga perdida para sempre, levava o povo a chorar pelo monumento de Salomão.

Os profetas recordam nos seus discursos os cedros, material nobre e positivo. A recordação do cedro como árvore de pé, no Livro dos Reis (1 Re. 5) é símbolo da sabedoria e sapiência, aparece também como sinal de vida, e até, de destruição e condenação.

O Salmo 92,5, é usado para descrever o justo, aparece também no oráculo de Balaão, em que as tendas de Israel são comparadas a uma floresta de cedros que crescem junto aos cursos de água. No Salmo 29,5, canta-se a majestade de Deus que derruba os cedros do Líbano. Em Isaías 2,13, a altura do cedro é associada à soberba dos homens. No livro 2 Reis 14,8-14 e 2 das Crónicas 25,17, o Senhor ordenará uma guerra contra todos os cedros do Líbano, altos e elevados.

O amado do Cântico dos Cânticos, é descrito no seu aspeto magnífico, como um cedro do Líbano. O Salmista louva Deus criador e descreve os grandes cedros do Líbano que devido à providência divina estão saciados e repletos de linfa (Sal. 104,16). No livro da Sabedoria (48,9) as árvores de fruto são convidadas a participar com os cedros a louvar a Deus.

Muitas outras citações se encontram na Bíblia para louvar os cedros que exigiriam um capítulo ainda maior. Termino com o Imperador Justiniano de Constantinopla que, ao inaugurar a Basílica Haghia Sophia, junto ao Patriarca da cidade sob a magnífica cúpula da Catedral exclamou: " Venci-te Salomão".

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas