MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Vice-Reitora da Universidade da Madeira

10/07/2021 08:01

Os precursores desta ideia foram Saymour Papert, nos anos 80, no MIT, com a introdução do computador na aprendizagem da Matemática - LOGO e a tartaruga, e mais tarde, na primeira década do século XXI, Michel Resnick - o criador do Scratch, traz para a educação a ideia da educação integrada e de ‘Powerful Ideas’.

Escola de Design de Rhode Island (RISD), no início do século XXI, acrescenta o A (as artes e humanidades) ao STEM, passando a falar-se de STEAM. Com isto pretendia introduzir a criatividade e o pensamento inovador no processo educativo, bem como revolucionar a economia do séc. XXI. A educação STEAM agrega os ambientes inovadores de aprendizagem e o processo de criação à educação.

Nos últimos anos (pré-pandemia) o STEM e o STEAM ganham força nas escolas básicas portuguesas agregados ao projeto de autonomia e flexibilidade curricular.

Em 2021, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lança o desafio às Instituições de Ensino Superior de, através do Plano de Recuperação e Resiliência, concorrerem a financiamento para o Impulso jovens STEAM cujo ‘objetivo é promover e apoiar iniciativas exclusivamente para aumentar a graduação superior de jovens em áreas de STEAM’ e o Impulso Adultos cujo propósito é ‘apoiar a conversão e atualização de competências de adultos ativos através de formações de curta duração no Ensino Superior, de nível inicial e de pós-graduação e formação ao longo da vida’.

Estas licenciaturas, Cursos Técnicos Superiores Profissionais e/ou prós-graduações podem ser realizadas em consórcios com outras IES, com escolas, com empresas, com laboratórios colaborativos, entre outros.

O Plano de Recuperação e Resiliência contempla €250 milhões para a modernização pedagógica nas universidades e politécnicos. O Ministro Manuel Heitor defende uma transformação profunda no Ensino Superior, com menos aulas teóricas, preferencialmente lecionadas a distância e gravadas para que o aluno possa visualizá-las à hora que pretender, e mais trabalho prático e realização de projetos por parte dos alunos. Os cursos terão currículos flexíveis desenhados e adequados às necessidades do mercado laboral e às dos alunos.

Boas Ideias! A sociedade atual (e futura) necessita de outro tipo de competências dos seus cidadãos ativos. Mas as boas ideias não precisam apenas de dinheiro para executá-las. Precisam também de vontade de mudança por parte dos envolvidos; e são muitos - alunos, professores, chefias, Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Acreditando que é possível, termino com uma frase do Michel Resnick sobre ‘Powerful Ideas’- ‘Uma ideia é poderosa se muda o contexto no qual pensamos’ [e agimos].

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas