MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Presidente do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza

27/09/2023 08:00

Na Região Autónoma da Madeira (RAM) podemos encontrar também morcegos.

Para dar a conhecer os morcegos e a sua importância, todos os anos comemora-se a Noite Internacional dos Morcegos (International Bat Night), que este ano ocorreu no passado dia 2 de setembro, no miradouro do Cristo Rei no Garajau, um evento que tem sido promovido na RAM pelo Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN), em colaboração com a empresa Madeira Fauna & Flora. Este evento é realizado no âmbito do EUROBATS que é um Acordo, do qual Portugal faz parte, sobre a Conservação das Populações de Morcegos Europeus. Como o próprio indica, o evento é comemorado anualmente a nível internacional em vários países, tendo como principal objetivo sensibilizar a população para a conservação destes misteriosos mamíferos que são os morcegos. Aqui na Madeira podemos encontrar várias espécies de morcegos residentes, entre as quais, Nyctalus leisleri verrucosus (Morcego-arborícola-da-Madeira), Pipistrellus maderensis (Morcego-da-Madeira) e Plecotus austriacus (Morcego-orelhudo cinzento).

O evento contou com a presença de várias dezenas de pessoas. Foi efetuada uma breve explicação sobre as características, hábitos e comportamentos dos morcegos e depois os participantes tiveram a oportunidade de ouvir a ecolocalização emitida por estes animais, através da utilização de aparelhos detetores de ultrassons, isto porque os morcegos, possuem um sentido adicional, aliado aos 5 sentidos com que os humanos estão acostumados, que é a ecolocalização ou biosonar. Trata-se de um poderoso e importante recurso para orientação à noite ou em ambientes escuros como cavernas e para captura de presas. Essa capacidade faz com que os morcegos emitam ondas ultrassônicas. Essas ondas atingem os obstáculos no meio ambiente e voltam na forma de ecos com frequência menor. Esses ecos são recebidos pelos morcegos e com base no tempo em que os ecos demoraram a voltar, nas direções de onde vieram e nas direções de onde nenhum eco veio, os morcegos percebem se há obstáculos no caminho, as distâncias, as formas e as velocidades relativas entre eles, por exemplo, insetos voadores que servem de alimento.

Torna-se necessário a utilização de aparelhos de ultrassons pois as frequências utilizadas pelos morcegos não são percetíveis pelo ouvido humano.

O IFCN tem vários projetos em curso para conhecimento e conservação dos morcegos da RAM tendo maior relevância o projeto "Using the endangered Madeira pipistrelle as one of the flagship species for the Conservation of Natura 2000 SAC Laurissilva da Madeira" destinado ao morcego-da-Madeira (Pipistrellus maderensis).

De modo a aumentar o conhecimento sobre os morcegos que ocorrem na Madeira, como também, sensibilizar e informar os cidadãos para a sua importância e preservação, estimulando a ciência - cidadã, o IFCN dispõe de detetores de ultrassons para serem disponibilizados e cedidos temporariamente, a título de empréstimo, a todos os interessados que queiram se associar ao registo da atividade dos morcegos e à sua conservação. São equipamentos simples e de fácil manuseio e poderão ser requisitados no Centro de Informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves do IFCN, através do email info.ifcn@madeira.gov.pt.

Com a promoção deste tipo de iniciativas, é intenção do IFCN contribuir para o aumento do conhecimento da população sobre estes animais, aproveitando também para desmistificar alguns preconceitos que ainda existem em relação aos mesmos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas