MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Socióloga

30/05/2023 08:00

Ao longo da muralha que habitamos
há palavras de vida há palavras de morte
há palavras imensas, que esperam por nós
e outras, frágeis, que deixam de esperar
há palavras acesas como barcos
e há palavras homens, palavras que guardam
o seu segredo e a sua posição
Entre nós e as palavras, surdamente,
as mãos e as paredes de Elsinore
E há palavras noturnas palavras gemidos
palavras que nos sobem elegíveis à boca
palavras diamante palavras nunca escritas
palavras impossíveis de escrever
por não termos connosco cordas de violinos
nem todo o sangue do mundo nem todo o amplexo do ar
e os braços dos amantes escrevem muito alto
muito além do azul onde oxidados morrem
palavras maternais só sombra só soluço
só espasmos só amor só solidão desfeita
Entre nós e as palavras, os emparedados
e entre nós e as palavras, o nosso dever falar.

Mário Cesariny, You are welcome to Elsinore, in Pena Capital, 1957

Já aqui, em tempos, escrevi sobre o que ganhamos quando lemos. Das vantagens, das descobertas e do prazer que é ler um bom livro.

Hoje falo de livros que li, e que, verdadeiramente gostei, por variadíssimas razões. Pelo prazer de acompanhar o narrador e as personagens. Pela abordagem multifacetada e realista dos dias atuais, que me fizeram ver algumas questões da realidade social, pelos olhos dos autores. Pelo deleite de viajar por outros lugares, culturas e visões. Pela narrativa, pelo suspense e pela nostalgia provocada pelo fim da história.

1. Os Quatro Ventos, de Kristin Hannah, o contexto é o Texas, 1934 em plena grande depressão. Uma terrível seca atinge as planícies dos EUA. O desemprego é uma fatalidade. As tempestades de areia, a seca e a falta de água obrigam à luta dos agricultores para manter vivos os seus animais e culturas. Um período que ficou conhecido como a década do Dust Bowl, em que eram constantes as tempestades de areia e pó. As populações enfrentam o dilema de ter de escolher entre ficar e lutar pelos seus pertences ou partir rumo à Califórnia em busca de uma vida melhor para si e para os seus. Uma notável prova de resistência, força, amor e esperança da humanidade.

2. Rapariga Mulher Outra, de Bernardine Evaristo, Vencedor do Booker Prize 2019. As diferentes vidas das personagens, quase todas mulheres, têm como cenário as questões de identidade, género e classe social, numa sociedade multicultural, e que transportam a herança do passado e os desafios do dia a dia. É um romance muito bem escrito, cheio de energia e vitalidade, com o poder de mudar mentalidades e convicções.

3. Lições de Química, de Bonnie Garmus, a protagonista permanece na nossa memória durante algum tempo após a leitura, pela sua força, personalidade e persistência. Conta-nos a história de Elisabeth Zott, uma mulher cativante, muito à frente do seu tempo e que se recusa a aceitar o status quo. Vai parar ao mundo das ciências onde as mulheres eram desvalorizadas e rejeitadas pelos colegas homens. A sua história, passa-se no início da década de 60 do século passado, e, leva-nos a refletir sobre o papel das mulheres e como o seu potencial foi tão limitado num mundo de homens. Maravilhosamente escrito, chegamos ao fim e ficamos com vontade de voltar a lê-lo.

4. A Educação de Eleanor, de Gail Honeymen, um livro para quem gosta de personagens desafiantes e de histórias que sensibilizam. Eleanor é divertida e trágica. Revela uma capacidade fenomenal de transformação de um passado sombrio num futuro luminoso. É uma história divertida, cativante e muito inteligente. Mostra como um simples gesto de bondade pode ter um grande impacto na vida de alguém.

Estes são quatro livros que li recentemente, que gostei, e recomendo. Outras boas sugestões não faltariam. Aproveite também o tempo livre e faça boas leituras.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas