MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Os contextos desportivos são também protetores dos comportamentos de risco, favorecem o desenvolvimento das nossas crianças e jovens como um todo, constituindo-se como um ambiente privilegiado para prevenir o consumo de álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas.

Sabemos a importância do treinador na vida das nossas crianças e jovens, não apenas no desenvolvimento da componente desportiva mas também como pessoa de referência, na transmissão de valores, educação e reforço das competências pessoais (ex. autoestima, assertividade, tomada de decisão).

Neste sentido a Direção Regional de Saúde, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, reforça a forte parceria com a Direção Regional de Desporto, estabelecida em 2011, que se tem concretizado em duas fases. Na 1ª fase com a formação de todos os profissionais destacados, técnicos e dirigentes, população estratégica enquanto agentes de educação/formação no contexto desportivo regional e na segunda fase com a implementação de iniciativas e atividades envolvendo os atletas e respetivos pais/encarregados de educação nos seus clubes, associações ou outros movimentos desportivos.

Com o objetivo de capacitar os profissionais para a atuação na área da prevenção dos comportamentos aditivos e dependências, concebeu-se a Ação de Formação "Desporto na Prevenção das Dependências" que será replicada em 3 grupos, entre 24 de janeiro e 16 de fevereiro. Este módulo de 12h integra conteúdos da componente informativa dos comportamentos aditivos, consumo de substâncias psicoativas, metodologias preventivas e utilização problemática da internet e tecnologias.

A formação visa dinamizar um espaço de debate, discussão e participação em dinâmicas de grupo que proporcionam momentos de reflexão, com partilha das suas experiências e emoções. O primeiro grupo transmitiu o seu envolvimento com grande entusiamo e adesão às atividades propostas, sendo também profícuo em ideias para colocar em prática nos seus contextos de trabalho.

Estamos certos que a prevenção não se faz num só momento pois requer uma ação sistemática e contínua no tempo com o envolvimento de todos, em que cada um pode fazer a diferença, nos vários papéis da sua vida: como pais no acompanhamento e educação preventiva, como profissionais ao implementar medidas de prevenção, mas sobretudo como "peças" imprescindíveis na construção de uma sociedade com maiores índices de bem-estar e felicidade.

Um agradecimento aos que fazem parte da construção deste "puzzle", que promovem também uma sociedade equilibrada, com favorecimento da saúde psicológica e bem-estar das nossas crianças e jovens!

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas