MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Comunicação - Assuntos da UE

23/03/2022 08:00

. Depois de uma caminhada a pique de 20 minutos, que senti os pulmões como se tivesse a correr uma maratona, sentei-me num rochedo a contemplar a Montanha das 14 Cores - sem dúvida uma das mais belas maravilhas naturais que os meus olhos já viram. Enquanto ali, a tentar recuperar o fôlego, uma mulher nos seus 40 anos aborda-me. Em espanhol diz-me: "Queres um pouco de mate? É bom para relaxar." Olhei à volta e quase todos estavam sentados, uns a beber o seu mate, outros a prepará-lo.

Ao longo das duas últimas semanas que passei a explorar a Argentina, descobri que o mate é muito mais do que uma simples bebida, confundida com chá. O mate é tradição. Faça chuva ou sol, os Argentinos levam para qualquer lado o termo de água quente, a caneca de mate e as ervas para o preparar. Mate é companhia quer se esteja com outra pessoa ou sozinho. O mate é amizade. E foi amizade que senti em contacto com os argentinos, fosse quando alguém ofereceu-me uma bebida quente no topo da montanha ou quando deram-me 100 pesos porque não tinha mais troco comigo.

Por duas semanas deixei os sapatos de salto na Bélgica e calcei as sapatilhas para viajar pelo centro e norte argentino. Se lhe dissesse que o país que encontrei era o que eu esperava, mentir-lhe-ia. Como muitos de nós, inebriados pelas notícias más que muitas vezes chegam-nos da América do Sul, tinha uma ideia pré-concebida daquela zona do globo. "Tem cuidado, sabes que a América do Sul é perigosa", vários disseram-me. Cheguei ao aeroporto quase à espera de encontrar favelas a cada 15 metros. Como estava enganada... Não houve um momento em 15 dias que me tivesse sentido ameaçada. Aliás, atrevo a dizer-me que Buenos Aires é uma das capitais onde mais senti-me segura. Tem personalidade, é dinâmica. Descobri-la e aos seus bairros, cheios de vida, foi como entrar num filme onde todas as personagens são as personagens principais. O bairro de San Telmo fazia-nos querer dançar com o seu tango. O bairro de La Boca ensinava-nos sobre a grandeza de Maradona, de facto visto como um Deus, com murais de devoção por todas as ruas.

Foi em La Boca, junto à Bombonera, Estádio do Boca Juniors, que troquei ideias sobre futebol com um jovem vendedor de choripan (a versão argentina de pão com chouriço). Vestido de azul e amarelo, as cores do Boca Juniors, Juan perguntou-me de onde era (é claro que o meu espanhol com sotaque português foi a primeira pista). De Portugal, respondi. Curioso por saber mais, perguntou-me de que cidade. "Madeira, conheces? Uma ilha no Atlântico." Confuso sorri e abana a cabeça que não sabia. Não me lembro a última vez que disse a alguém que era da Madeira e não sabiam onde era. Resolvo entrar a matar: "Conheces o Cristiano Ronaldo? Da mesma ilha." A sua expressão facial muda e é como se por magia a camisola do Boca desaparecesse, para vestir uma camisola com a cara de Maradona e Messi. "Sim, sei. Mas neste bairro, esse nome não é pronunciado. Aqui Deus só há um e Messi vem logo atrás", diz-me com alguma seriedade, mas meio que em jeito de brincadeira. Ao ver o meu ar de vergonha, ao achar que tinha ofendido um local, volta à feição risonha e põe-me na mão um pin do Boca Juniors. "Mas fairplay sempre. O amor ao desporto é o que importa", continua, passando a dizer-me o quanto Portugal lhe parece bonito.

Já estive em quase 40 países e é por estes pequenos gestos que fui experienciando pela Argentina, que ponho este país no meu top 1: pelas suas pessoas, pela sua alegria de viver, pela bondade, pelo fairplay, pela beleza, até pelo mate. Porque viajar é descobrir que a maioria das ideias pré-concebidas que temos sobre outros países estão erradas.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas