MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Psicóloga Clínica

21/04/2022 08:01

Surgem muitas situações na vida de cada um de nós em que são necessárias decisões de mudança, quer sejam de índole pessoal, profissional ou académica, e tomar decisões que impliquem mudanças acarretam muita ansiedade para muitos, motivação para alguns e até adrenalina para outros. Mas mudar parece sempre difícil, quer pelo desconhecido, quer pela possibilidade de ficarmos sós, sem a nossa rede de apoio familiar e social, no caso de se tratar de mudar de cidade por motivos de trabalho ou para ir para a faculdade, por exemplo.

Quando saímos da nossa zona de conforto, das rotinas que criamos, dos lugares que nos são familiares é natural que a incerteza se apodere de nós, que nos bloqueie emocionalmente nas decisões que temos que tomar e que vamos continuamente adiando.

Há pessoas insatisfeitas com o trabalho, que não são felizes no que fazem todos os dias, muitas horas por dia, mas quando questionadas da razão para não mudarem respondem dizendo que "têm medo de mudar e não dar certo". Outras são infelizes nas relações que têm, que referem que "a pessoa com quem estão não as respeitam, não respeitam a relação", que "já caíram na rotina, já é hábito estarem acompanhadas" ou então que "não têm forma de subsistirem sozinhas". Mas valerá a pena serem infelizes apenas porque têm medo de tentar a mudança de vida? Valerá a pena viver uma vida de farsa apenas porque já é hábito ser assim? Valerá a pena manter um trabalho em que são infelizes, em vez de procurarem algo que realmente gostem de fazer e que fazem bem? Tudo vale a pena nestes casos, para se encontrar o equilíbrio e alegria de viver!

Habitualmente, quando as pessoas ganham, finalmente, a coragem de mudar, vão aperceber-se que já o deviam ter feito há muito tempo, que afinal era mesmo dessa mudança que precisavam! Vão sentir-se orgulhosas de terem tido essa coragem, vão sentir-se motivadas para avançar com a sua vida na direção que pretendem, fazem o que realmente gostam e acham correto, vão caminhar mais firmes e seguras de si!

Muitas vezes chegam ao meu consultório pessoas bloqueadas, umas com incertezas, outras que já sabem o que querem fazer, mas têm medo de arriscar. É importante fazer essas pessoas pensarem nos prós e contras da mudança, pensarem de forma clara e consciente no que realmente querem para a sua vida e, se realmente verificarem que a mudança é o caminho certo a percorrer, dar-lhes as estratégias ou "ferramentas" para darem o primeiro passo nessa mudança, seguido de muitos outros passos na direção que escolheram seguir. Não me lembro de nenhum caso que me tenha passado pelas mãos em que alguém se tenha arrependido de mudar, pois foi ultrapassada a resistência à mudança de forma consistente e coerente, baseada em decisões ponderadas e claras.

E é assim que a resistência à mudança deve ser ultrapassada: com coragem, sem medos, com clareza de ideias, com objetivos bem definidos, sabendo onde se está e para onde se quer ir, encontrando as estratégias corretas para lá chegar. E quando se conseguir mudar poder sentir orgulho na decisão que, a maior ou menor custo, se tomou em direção à realização pessoal ou profissional, que trará um sentimento de conquista e felicidade que se pretendem duradouros.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O presidente do Marítimo tem condições para continuar no cargo após agredir um adepto?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas