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Artigo de Opinião

Vice-Reitora da Universidade da Madeira

28/11/2023 05:00

De seis em seis anos as Instituições de ensino Superior portuguesas são submetidas a um processo de avaliação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Em 2023, estão 97 instituições de ensino superior público e privado em processo de avaliação.

‘Esta atividade destina-se a identificar o projeto pedagógico, científico e cultural de cada instituição de ensino superior e avaliar a respetiva estratégia de desenvolvimento, reconhecendo-se que não há duas instituições iguais e que a diversidade do sistema de ensino superior é uma característica positiva que deve ser preservada.’ (A3ES, 2023).

Como qualquer processo de avaliação, a avaliação institucional promove uma reflexão interna e consequentemente melhoramento dos mecanismos de aprimoramento do existente, bem como a abertura de novos campos de ação nas diferentes áreas que compõem uma instituição de ensino superior.

A avaliação tem por base a consideração de sete grandes áreas, comuns a todas as Instituições de Ensino Superior: 1) historial de acreditação de ciclos de estudo e caraterização geral da Instituição; 2) estratégia e governança; 3) estratégia institucional e políticas da oferta educativa; 4) investigação e transferência de conhecimento; 5) estratégia institucional e políticas de internacionalização; 6) recursos; 7) tema de desenvolvimento selecionado pela instituição. Cada um destes temas contem vários subtemas.

Relativamente à investigação, destaca-se o aumento significativo do número de projetos de investigação, de publicações científicas e de registo de patentes, através do recém criado Gabinete de Transferência de Conhecimento.

Realça-se também os projetos em parceria com empresas cujo aumento, no período a que se refere a avaliação, se relevou significativo.

Em termos da internacionalização, a UMa tem, ano após ano, aumentado o número de estudantes internacionais, bem como as mobilidades no âmbito do programa Erasmus +, tanto dos estudantes da UMa que saem (outgoing) como dos estudantes de outras instituições que escolhem fazer a sua mobilidade na UMa (incoming). Este aumento significativo é visível também no staff docente e não docente.

O número de projetos de investigação com parceiros da Macaronésia, das Regiões Ultraperiféricas e com outros parceiros internacionais tem também sofrido um aumento assinalável.

Ao nível das publicações com parceiros internacionais, a média da IES nacionais é de 52,5%, enquanto a da UMa é de 65%.

O processo de avaliação traz (deve trazer), sempre, momentos de aprendizagem importantes para o avaliado. Um olhar externo é essencial, pois, com certeza, dará orientações para melhorarmos e ajudará a instituição na definição de mecanismos e projetos que nos levarão a um outro nível de desenvolvimento e, reforçará também que o caminho trilhado é o adequado, alavancando a crescente afirmação da UMa quer a nível regional, nacional e internacional.

Dará também aos nossos atuais e futuros alunos a confiança na escolha da UMa para a sua formação, bem como às instituições e empresas que connosco colaboram. A UMa continuará, neste contexto, a desempenhar um papel essencial no sucesso do desenvolvimento dos ecossistemas do conhecimento e da inovação na RAM.

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