MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Conforme já noticiado, no passado dia 13 de dezembro a Comissão Europeia deu luz verde ao regime de apoio à renovação da frota pesqueira do peixe-espada-preto da Região. São 5 milhões de euros, a suportar pelo orçamento regional, que irão possibilitar a melhoria das condições de trabalho dos pescadores.

Apesar da rapidez do processo – entre a notificação e a decisão decorreram pouco mais de quatro meses –, o desfecho não deixa de ser marcante, na medida em que é a primeira vez que a Comissão autoriza um auxílio de Estado desta natureza, há muito reivindicado pelas RUP.

Esta decisão apenas foi possível graças ao artigo 349.º do TFUE, bem como à circunstância – inédita – da Região ter conseguido demonstrar, com base em dados científicos, que existe um equilíbrio entre a capacidade e as possibilidades de pesca de peixe-de-espada-preto.

Este último elemento é extremamente importante e muito difícil de comprovar face aos critérios da Comissão. A França, por exemplo, tem desde fevereiro de 2022 regimes “aprovados” para renovar as frotas de pesca da Guiana, Guadalupe, Martinica, Maiote e Reunião que não saíram do papel exatamente porque as autoridades francesas ainda não conseguiram demonstrar esse equilíbrio. O ensinamento que daqui se retira é que a recolha de dados deve ser uma prioridade, sobretudo para as espécies mais importantes para a nossa economia.

Mas esta decisão assume relevância não apenas pela medida em si mesma, mas também porque vem abrir caminho para que este tipo de apoios venha a ser cofinanciado por fundos comunitários já a partir de 2028, algo pelo qual devemos continuar a lutar, como temos feito até aqui.

Foram muitos os que contribuíram para este processo, mas é justo destacar o papel do Dr. Rui Fernandes, até há poucos meses Diretor Regional de Pescas, que sempre acreditou e lutou por este desfecho.

A Presidência belga do Conselho

da União Europeia

Teve início no passado dia 1 de janeiro a Presidência belga do Conselho da UE, que sucede à Presidência espanhola e que tem como principais prioridades a defesa do estado de direito, da democracia e da unidade; o reforço da competitividade da UE; o continuação de uma transição ecológica e justa; o reforço da agenda social e de saúde da UE; a proteção das pessoas e das fronteiras; e a promoção de uma Europa global.

Esta será a última Presidência do atual ciclo governativo antes das eleições europeias marcadas para junho próximo e do início do processo de nomeação do novo Colégio de Comissários para os próximos cinco anos, pelo que o trabalho incidirá sobretudo no fecho das propostas legislativas que estão em cima da mesa, que se irá concentrar na primeira metade do semestre, altura a partir da qual os eurodeputados concentrarão todas as suas atenções nas eleições de junho.

Do ponto de vista da Região, espera-se que seja alcançado um acordo relativo à Diretiva relativa ao Tratamento de Águas Residuais Urbanas que permita manter a derrogação em vigor relativamente à aplicação do tratamento primário, algo pelo qual temos vindo a lutar, tal como já aqui demos conta.

Quanto às RUP em geral, não será de esperar uma atenção tão vincada como aquela que foi dada pela Presidência espanhola – que, diga-se, poderia ter ido mais longe –, mas as diligências já levadas a cabo pela REPER indiciam que será dada especial atenção às nossas especificidades. Mas como entre a teoria e a prática vai uma grande distância, há que continuar a luta pelas nossas causas, aproveitando todas as oportunidades possíveis para tal.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas