MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

5/03/2024 08:00

A introdução da taxa turística na Região é um processo lógico, natural e com vantagens inegáveis. E não tem a ver com encher os cofres da Região, já que, na minha perspetiva, cada cêntimo arrecadado deverá ser consignado para investimentos e despesas associadas ou decorrentes, diretamente ou indiretamente, da atividade turística.

Está à vista de todos que quantos mais turistas nos visitam, maior é a pressão sobre as infra-estruturas e os serviços públicos, por exemplo ao nível do saneamento básico, da recolha e tratamento de lixo e da proteção civil, mas também sobre os locais mais visitados, tais como as levadas, os miradouros e os monumentos, que se degradam mais rapidamente com a sobrelotação a que estão sujeitos.

Tudo isto gera sobrecustos, que faz todo o sentido que sejam suportados por aqueles que nos visitam, até porque nós – residentes – já pagamos com os nossos tributos algumas dessas despesas, alguns dos quais consignados exatamente para esses fins, como é o caso das taxas de saneamento e de resíduos. Há ainda custos avultados com eventos de promoção e animação turística, que fazem igualmente sentido que sejam cobertos pela taxa turística.

Visto que estamos perante despesas que são suportadas em parte pelos orçamentos municipais e em parte pelo orçamento regional, faria sentido a cobrança de uma taxa de âmbito regional, parte a canalizar para os Municípios e parte para o Governo Regional e entidades empresariais, cuja chave de repartição, despesas a suportar e gestão da receita seria definido de forma concertada entre os poderes regional e autárquico, ouvindo as partes interessadas do setor. Tudo de forma equitativa e transparente.

E, claro, isentando os residentes do seu pagamento, pelas razões já aduzidas.

Atendendo que o modelo a seguir não será este – uma opção legítima –, seria de todo o interesse que aquilo que está a ser implementado se aproxime o mais possível destes princípios. Tenho a certeza de que todos ficaríamos a ganhar.

Eleições de 10 de março

No próximo dia 10 de março terá lugar a eleição dos deputados à Assembleia da República. Objetivamente, no nosso caso, o que está em causa é a eleição dos representantes que melhor garantam a defesa dos nossos legítimos interesses na Assembleia da República e que defendam, com convicção e sem reservas, o reforço da nossa Autonomia.

E a pergunta que se impõe é saber quem verdadeiramente melhor desempenhará esse papel. E para responder a esta pergunta, nada melhor do que olhar para o percurso dos cabeças-de-lista de cada candidatura.

E aqui não tenho qualquer dúvida de que o Dr. Pedro Coelho supera claramente todos os seus adversários políticos, bastando replicar em Lisboa aquilo que sempre fez em Câmara de Lobos – manter o mesmo grau de reivindicação e exigir sempre mais em prol da melhoria da qualidade de vida dos que o elegeram, mesmo que, por vezes, isso cause algum incómodo dentro das suas cores políticas.

Olhando para outros cabeças-de-lista, digamos que um deles já admitiu que poderá não ser deputado, logo não está em condições de prometer o que quer que seja – até porque raramente cumpre o que promete –, um outro à primeira contrariedade tenderá para a vitimização em vez de avançar com soluções para o bem da população que o elegeu e ainda outro milita num partido que é, por natureza, contra as Autonomias. E sendo assim, acho que estamos conversados sobre quem é mais merecedor da confiança dos Madeirenses para defender as nossas causas e a nossa Autonomia em Lisboa.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas