MADEIRA Meteorologia

SESARAM colabora de forma ativa em campanha sobre AVC

Data de publicação
16 Maio 2024
19:32

“Seja mais rápido do que o AVC, todos os minutos contam” ou “O AVC é uma emergência médica, ligue o 112. Salve Vidas”. Estas são algumas das frases que estão a ser veiculadas por profissionais de vários serviços do SESARAM, EPERAM, no âmbito da Campanha promovida pela Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral, integrada nas atividades e iniciativas alusivas ao dia do AVC, que se assinalou a 31 de março.

Esta campanha tem por principal objetivo informar a população quanto à caracterização do AVC, assim como sensibilizar para o reconhecimento dos principais sinais de alerta e para a forma de atuar perante uma suspeita de AVC.

A importância da prevenção faz também parte das mensagens que se pretende transmitir nesta campanha, ao longo de todos o ano, que contará com a publicação de fotos e vídeos de vários profissionais do Serviço Regional de Saúde, nas diferentes redes sociais.

O AVC continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal, sendo também responsável pela perda de potenciais anos de vida. A prontidão no socorro e o conhecimento de profissionais altamente formados são aspetos fundamentais na intervenção, com vista à redução de sequelas e da mortalidade.

De referir, que o SESARAM conta com equipas altamente formadas em termos de resposta imediata pré-hospitalar e hospitalar, e dispõe, desde 2009, de uma via verde do AVC, que tem sido essencial na rapidez de intervenção nestas situações. Em 2009 foi também criada a Unidade de AVC do Serviço Regional de Saúde.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas