MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Presidente da APMM - Associação de Promoção da Macaronésia da Madeira

24/03/2025 08:00

A Bolsa de Turismo de Lisboa tem-se afirmado, ao longo dos anos, como um dos mais relevantes palcos de promoção turística em Portugal e além-fronteiras. Trata-se de um evento de excelência, que reúne os principais agentes do setor, proporcionando oportunidades de negócio, parcerias estratégicas e uma montra privilegiada para os destinos turísticos. A cada edição, a Madeira reafirma-se como um destino de excelência, cativando visitantes com a sua natureza exuberante, a hospitalidade do seu povo e uma oferta diversificada que vai desde a aventura ao turismo de bem-estar. O Porto Santo, com as suas praias douradas e propriedades terapêuticas, complementa esta oferta, fortalecendo o posicionamento da Região Autónoma da Madeira no mercado global do turismo.

Nesta edição da BTL, o stand da Região Autónoma da Madeira voltou a destacar-se pela sua qualidade e capacidade de promoção do destino. A conceção do espaço, moderna e apelativa, refletiu na perfeição a essência da Madeira, proporcionando uma experiência imersiva aos visitantes. A diversidade de materiais promocionais, a presença de profissionais experientes e a organização impecável fizeram deste espaço um dos pontos altos do certame. A Madeira voltou a demonstrar que sabe posicionar-se estrategicamente, transmitindo uma imagem sofisticada e autêntica, capaz de cativar tanto o público profissional como o visitante comum.

No entanto, importa refletir sobre novas estratégias de promoção, explorando conceitos que possam potenciar ainda mais a atratividade da Madeira. A criação de um novo produto turístico, que complemente a oferta já existente, poderá ser uma via muito promissora. Neste sentido, impõe-se uma questão pertinente: por que não apresentar, numa Bolsa de Turismo, não apenas o produto “Madeira”, mas também um produto mais abrangente – a Macaronésia. Promover como um destino turístico integrado traria evidentes vantagens com foco no turismo que permita manter a qualidade e a autenticidade do destino. Muitos viajantes optam por pacotes que englobam múltiplos destinos, como sucede nas Caraíbas, onde os cruzeiros e circuitos inter-ilhas são extremamente procurados. Uma estratégia semelhante para a Macaronésia permitiria ampliar a oferta turística e atrair novos segmentos de mercado.

Ao incluir a Macaronésia na promoção turística, a Madeira manteria o seu protagonismo, mas beneficiaria (também) de um novo enquadramento estratégico. Em vez de um único destino, apresentaríamos dois produtos distintos: por um lado, a Madeira e o Porto Santo com a sua oferta consolidada e, por outro, a Macaronésia como um destino atlântico fascinante e diversificado. A Madeira não perderia destaque, antes reforçaria a sua posição como porta de entrada para uma experiência mais vasta, oferecendo aos visitantes a possibilidade de explorar diferentes arquipélagos, cada um com a sua identidade, cultura e paisagens únicas. A implementação deste conceito poderia atrair operadores turísticos e companhias de cruzeiros, gerando novas dinâmicas económicas.

O evento, com a sua capacidade de reunir os principais players do setor, constitui o espaço ideal para lançar um debate estruturado sobre a promoção turística da Macaronésia. Uma visão inovadora e estratégica pode posicionar a Madeira não apenas como um destino isolado, mas como o coração de uma região atlântica repleta de potencial. O futuro faz-se de inovação e visão estratégica, e a Madeira tem todas as condições para liderar esta transformação.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas