MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

silviamariamata@gmail.com

27/08/2023 04:20

Na volta do correio, ele mandou-lhe mais uma vez dizer que também estava a ficar velho e que o mais certo era voltar para a sua terra passar o resto dos seus dias e, dentro do envelope - alegria das alegrias - vinham não sei quantas bolívares, para uma ajudinha para pagar o rol da venda. Ela foi logo ao banco destrocar aquilo e veio para casa com dezasseis contos de reis dentro da carteira feliz e contente. Talvez não acreditasse que ele voltasse, mas pelo sim, pelo não, tinha começado a galgar mais um quarto de casa, não fosse ele vir e ela não ter lugar vago para ele receber amigos e passar tardes de risos e folia. Assim, dentro de casa, os quartos estariam sempre arrumados e aquele seria um quarto só dele.

À roda da mesa na nossa casa, à hora do jantar, ela alegre e a gente a lhe dizer que não percebe como é que ela aceita aquilo, se ele nunca mais voltou, há séculos que anda embarcado, jovem que era naquele tempo e agora velho. Ela diz "Cala a boca que ele não é dos piores, sempre me manda um dinheirinho para o meu governo; se não fosse ele, eu não tinha a minha casa!"

De modo que a tia Elvira manda recados por conhecidos a pedir ao Pedro do Pêssego, ao António do Piroa e àquele meio entramelado do lado da Ladeira e claro, a Alberto dos cabibes, para virem acartar material que ia cair tal dia assim-assim, no chão da venda do senhor Roberto. La vêm eles. Não tenho palavras para os descrever. O Pedro chega de shorts, todo moreno, corpo de atleta, de ar esgazeado, por causa do olho vesgo, lábia de quem sabe mais do que diz. É o manda-chuva de todos, talvez por ser o mais apessoado e o mais forte, naquele baixo corpanzil que parece um tronco roliço de árvore. Alberto é aquela máquina de trabalho, incansável, sempre a correr. Não sei como aguenta. O Piroa tem sulcos fundos no rosto quadrado e é o mais alto de todos. O entramelado do lado da Ladeira, não sei como se aguenta, mas lá vai…

A tia Elvira prepara-se com cerveja coral para ir dando de vez em quando e vinho para o almoço: grão de bico com bacalhau, ovos cozidos, semilhas, batatas e pimpinelas, azeite, salsa, cebola, tudo misturado, e salada, claro está! Isto sem falar no lanche, pão com manteiga, queijo e salame! Felizmente, há ameixas por aí, que servem perfeitamente como sobremesa ou para simplesmente adoçar a boca.

E a tia Elvira está tão feliz que extravasa a sua tão grande felicidade àqueles seres que comem na mesa armada no terreiro à sombra da vinha e conta que o marido lhe mandara dezasseis contos de reis. Pedro olha vesgo para os outros e guloso, põe-se a dar ordens: "Avia-te, vamos acartar o restinho que falta!"

Lá foram. No fim do dia, a tia Elvira pergunta quanto lhes deve pelo trabalho. O Pedro do Pêssego faz as contas e diz:

- Senhora Elvira, trabalhámos bem com este sol ainda por cima - respira fundo e conclui - são quatro contos a cada um.

A tia Elvira ficou de boca aberta, alcançada com aquela esperteza toda! Nunca se viu nada assim! Mas enfim…

- Isso é para eles irem espatifar na Festa do Monte - disse meu pai, porque era quase dia do Monte.

E assim lá se foram os dezasseis contos de reis que o embarcado do marido da tia Elvira lhe mandou. Tudo, porque a tia Elvira contou a verdade e o Pedro do Pêssego soube fazer contas de dividir. O Pedro, anos mais tarde, com uma grande bebedeira adormeceu sentado no muro da Ladeira e caiu para trás, para o lado da estrada e ali ficou…

Sílvia Mata escreve ao domingo, de 4 em 4 semanas

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas