MADEIRA Meteorologia

Turismo de campismo “selvagem” continua no Miradouro do Guindaste

Paulo Graça

Jornalista

Data de publicação
12 Maio 2025
15:34

Profissionais do setor turístico alertam para a prática crescente de “campismocar” em locais icónicos da ilha, comprometendo a qualidade do turismo e a reputação da Madeira. O presidente da Autarquia de Santana, Dinarte Fernandes, disse ao JM que se “trata” claramente de “ocupação indevida do espaço público” e que a PSP está informada da situação. Segundo revela ao Jornal, a PSP devia de atuar sobre estes casos.

Ainda não passou uma semana desde que o JM denunciou a presença de viaturas adaptadas para campismo no Miradouro do Guindaste e já circulam novas imagens nas redes sociais a mostrar o agravamento da situação.

No mesmo local, foi agora improvisado um “quarto” para pernoita e até um “quintal” onde se seca roupa ao ar livre. Esta manhã, um grupo de turistas ficou surpreendido ao assistir a uma cena que, infelizmente, se tem tornado recorrente naquele miradouro.

  • Tenda pronta e quintal à campista.

Enquanto dezenas de visitantes desciam de um autocarro para apreciar a vista e usufruir da infraestrutura do espaço, uma família acordava tranquilamente e iniciava as suas rotinas como se estivesse num parque de campismo – cozinhar, lavar e estender roupa incluído.

A denúncia partiu de profissionais do setor turístico, nomeadamente guias-intérpretes, que expressam preocupação com o impacto negativo que este tipo de turismo informal está a ter sobre a imagem da Madeira.

  • Visitantes surpreendidos com novos inquilinos no Miradouro do Guindaste.

Estes profissionais alertam para a crescente banalização de comportamentos que desrespeitam os espaços públicos e descaracterizam a experiência turística que a região sempre procurou oferecer: organizada, sustentável e de qualidade.

As imagens divulgadas são prova evidente daquilo que tem vindo a ser relatado, quando as transformações de locais emblemáticos da ilha passam a acampamentos improvisados, sem qualquer controlo ou respeito pelas normas básicas de civismo e higiene.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas