MADEIRA Meteorologia

Porto Santo: Tribunal considera que não houve intenção de matar e condena arguido ao pagamento de multa

Marco Milho

Jornalista

Data de publicação
08 Maio 2025
14:58

Um homem de 65 anos, que estava acusado dos crimes de dano, posse de arma proibida, ofensa à integridade física e tentativa de homicídio com recurso a uma arma de pesca submarina, foi condenado ao pagamento de uma multa, depois do tribunal ter considerado que o arguido não teve intenção de matar.

Nas alegações finais, o Ministério Público tinha pedido uma condenação com pena suspensa, reconhecendo que o arguido agiu “em desespero”, depois de 12 anos a queixar-se do ruído provocado pelos cães que eram mantidos pelos dois homens num terreno que ficava nas proximidades da sua casa, no Porto Santo.

Já o advogado dos assistentes argumentara que o arguido tinha sido “motivado por ira descontrolada e desproporcional”, entendendo por isso que devia haver uma condenação “firme”, com uma pena de prisão efetiva.

O caso remonta a 29 de janeiro de 2024, data em que o arguido terá usado um pau para partir o vidro de um carro e tentar atingir um homem de 81 anos, na altura em que este chegava à sua fazenda. Mais tarde, nessa mesma manhã, terá ainda apontado uma arma de caça submarina ao filho do octogenário, antes de ser detido pela PSP. A situação terá sido motivada por um contencioso que já durava há pelo menos 12 anos, como demonstram as queixas apresentadas à PSP e à Câmara do Porto Santo pelo próprio arguido.De acordo com relatórios de psiquiatras, os anos acumulados de noites mal dormidas causaram um forte impacto na saúde do arguido, que estaria a sofrer efeitos de privação de sono na altura do episódio ocorrido no início do ano passado.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas