No âmbito das festas de Carnaval o Comando Regional da Polícia de Segurança Pública da Madeira (PSP), informa que entre os dias 09 e 18 de fevereiro decorreu a Operação ‘Carnaval em Segurança’, que realizou 28 detenções, salientando 17 detenções por condução sob efeito do álcool e 5 por falta de habilitação legal para conduzir.
No que toca à prevenção rodoviária, a PSP fiscalizou 1.231 condutores, tendo sido detetadas 251 contraordenações.
Entre as infrações mais registadas destacam-se: 23 por falta de inspeção periódica obrigatória; 11 por excesso de velocidade; 14 por ausência de seguro de responsabilidade civil; 4 por condução sob influência do álcool; e 161 por estacionamento indevido.
O Comando Regional salienta também a fiscalização a vários estabelecimentos comerciais, tendo sido registadas 2 contraordenações por venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 e 16 anos de idade, tal como 5 contraordenações no âmbito da legislação que regula a atividade de segurança privada.
A PSP acrescenta ainda que foram desenvolvidas várias ações de sensibilização junto da comunidade escolar, especificamente dirigidas aos jovens do 2º e 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, com o objetivo de sensibilizar para a adoção, por parte das crianças e jovens, de medidas de autoproteção, por forma a prevenir comportamentos de risco, nomeadamente os associados ao uso de artigos de pirotecnia e lúdicos, próprios desta época festiva.
No âmbito das ações realizadas pelo Comando Regional da PSP, foram contabilizados, em termos globais, os seguintes indicadores: 15 ações de sensibilização efetuadas, 1.133 sensibilizados (alunos, professores, auxiliares e pais sensibilizados) e foram abrangidos 18 estabelecimentos.
Findada a operação ‘Carnaval em Segurança’, a PSP informa que “se irá manter dedicada à prevenção criminal e à segurança dos portugueses e de quem nos visita, atenta e vigilante em todas as estradas nacionais, continuando a incidir em três vetores de atuação prevenção, sensibilização e fiscalização”.
Neste sentido as autoridades reforçam os seus conselhos para a segurança e prevenção rodoviária, apelando a tofos os condutores que conduzam em segurança, adaptando a sua condução às condições meteorológicas e ao estado do piso e que não adotem comportamentos que possam diminuir as suas capacidades, designadamente condução em excesso de velocidade ou sob o efeito do álcool, ou que sejam suscetíveis de causar distrações, como o uso do telemóvel durante a condução.