No âmbito do programa de Educação Ambiental, o Município do Funchal através da Unidade de Sensibilização Ambiental lança a 4.ª edição do Festival de Teatro Ambiental, com o tema ‘Atitude Verde por um Planeta Saudável’.
O projeto, de caráter intergeracional e amador, desafia a comunidade local a transformar a mensagem ecológica em arte dramática.
A fase prática do festival arrancou oficialmente, hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou coma presença da vereadora com o pelouro do ambiente, entre outros, Paula Jardim Duarte, com a entrega de cheque-vales aos cinco grupos inscritos nesta edição. Cada grupo recebeu um apoio de 300 euros destinado à confeção de figurinos e adereços.
As entidades que aceitaram o desafio este ano foram a Escola de São João - Externato; a EB1/PE de São Martinho; a Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva; o Grupo de teatro “O Moniz – Carlos Varela” (Escola Secundária Jaime Moniz); a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal e a Criatividade com Resíduo Zero
O festival exige que os participantes desenvolvam textos originais e criativos. A sustentabilidade é o pilar central com a reutilização de materiais na criação do guarda-roupa e cenografia é obrigatória, incentivando a economia circular e a redução de resíduos.
Esta iniciativa ao contrário dos festivais convencionais não tem caráter competitivo. O objetivo principal é a sensibilização e a partilha de valores, seguindo a premissa de “Pensar global, agir local”.
O culminar de todo o trabalho criativo será apresentado ao público no dia 22 de abril, no Jardim Municipal, integrando as comemorações do Dia Mundial da Terra.
O evento promete ser de grande celebração dedicada ao ambiente e ao desenvolvimento sustentável, unindo alunos e utentes de diversas instituições do Funchal num palco comum pelo futuro do planeta.